Calendário

Fevereiro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Projeto de extensão promove ações de saúde mental voltadas aos estudantes

Projeto escuta
Em tempos de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, os profissionais de saúde lidam constantemente com incertezas, tensões e medos. Tal situação de estresse pode causar um desequilíbrio nas emoções e prejudicar a tomada de decisões desses profissionais. Pensando nisso, professores do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da UFMG criaram o projeto de extensão “Escuta”.

O projeto atua de forma preventiva no acolhimento dos estudantes de Enfermagem, Gestão de Serviços de Saúde e Nutrição, para lidar com as questões voltadas ao distanciamento social e aos sentimentos relacionados ao retorno às aulas e estágios, no sentido de prevenir o adoecimento psíquico e fortalecer a saúde mental para esse momento em que vivemos de tantas incertezas. Os atendimentos são feitos por profissionais especialistas em saúde mental, via chat.

Os atendimentos são feitos por profissionais especialistas em saúde mental, via chat na página do projeto Escuta: Segunda-feira, de 8h às 19h; Terça-feira: 10h às 19h; Quarta-feira: 12h às 19h; Quinta –feira: 8h às 19h e Sexta-feira: 12h às 19h. 

O acolhimento se pauta em estratégias assertivas de comunicação e em elementos da entrevista motivacional, com o objetivo de realizar educação em saúde, apoiar as pessoas e motivá-las, aumentando sua autoeficácia no enfrentamento ao que estão vivenciando. “A entrevista motivacional é uma técnica específica para ajudar as pessoas a reconhecerem e fazerem algo a respeito de seus problemas. É composta por cinco princípios gerais: expressar de empatia; desenvolver discrepância; evitar confrontação; lidar com a resistência e fortalecer a autoeficácia. Em sua prática, o profissional não deve assumir um papel autoritário, mas criar um clima positivo e encorajado”, explica a coordenadora do projeto, professora Janaina Soares.

Além da professora Janaina, o projeto conta com a organização das professoras Maria Odete Pereira, Amanda Márcia dos Santos Reinaldo, Teresa Cristina Kurimoto, Renata Marques Oliveira, as estudantes de enfermagem Emiliane Pereira de Souza, Letícia da Silva Lucena, Letícia Alves de Barros e Micaella Pereira Costa, as enfermeiras voluntárias e o apoio da Webdesigner Mônica Gomes Pires Fernandes Dias.

Redação: Vívian Mota - estagiária de jornalismo
Edição: Rosânia Felipe- Jornalista