Calendário

Novembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Escola de Enfermagem promove 1º Seminário Estadual dos Cursos de Enfermagem de Universidades Públicas de MG

Na próxima terça-feira (16), às 10h, será realizado o 1° Seminário Estadual dos Cursos de Enfermagem de Universidades Públicas de Minas Gerais, que irá discutir a situação do ensino nos cursos de enfermagem no contexto da pandemia do novo Coronavírus. O evento, organizado pelo Colegiado de Graduação em Enfermagem e Núcleo Docente Estruturante da Escola de Enfermagem da UFMG, tem o objetivo de oferecer um espaço para o compartilhamento das estratégias e desafios que os cursos de enfermagem vêm enfrentando desde a suspensão das atividades acadêmicas presenciais. Para participar do seminário, basta acessar este link.

Para o evento, foram convidadas dez Universidades Públicas de Minas Gerais que estão no mesmo cenário de manutenção da excelência na formação dos futuros enfermeiros. “Espera-se que esse seminário possa reunir as Escolas de Enfermagem, contribuir para o reconhecimento das possibilidades a serem adotadas no ensino da enfermagem nas Universidades Públicas do Estado, no contexto da pandemia de Covid-19, e fomentar reflexões para o planejamento da retomada das atividades acadêmicas inclusivas e de qualidade”, relatam as professoras do Núcleo Docente Estruturante.
A abertura do seminário contará com as boas vindas da professora Sônia Maria Soares, Diretora da Escola de Enfermagem UFMG, da professora Fabíola Carvalho Almeida Lima Baroni, Coordenadora do Colegiado de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem UFMG e da Presidente Associação Brasileira de Enfermagem – Seção MG, Quésia Nayrane Ferreira. Em seguida, haverá a apresentação das escolas e dos desafios enfrentados pelo ensino e formação no contexto do novo Coronavírus.
No período da tarde, às 13h30, a professora da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP), Cassiane Dezoti da Fonseca, discorrerá sobre “A experiência do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo sobre o estágio curricular em tempo de Pandemia Covid-19”. As estratégias que os cursos de Enfermagem das Escolas Públicas de Minas Gerais têm utilizado ou planejado para o ensino remoto também serão discutidas. “Nós pretendemos colocar em pauta a discussão sobre os processos de ensino remoto e organização e planejamento dos ensinos clínicos juntos aos serviços de saúde. Bem como a antecipação de formaturas e as estratégias do Governo Federal na divulgação de programas”, finalizam.