Calendário

Abril 2022
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Escola de Enfermagem lança edição especial do Boletim Enformativo com contribuições no enfrentamento à Covid-19

boletim enformativoA Escola de Enfermagem da UFMG lançou, nessa sexta-feira (5), a Edição Especial do Boletim Enformativo, que tem caráter histórico em função do contexto que se instalou a partir da pandemia do novo Coronavírus. O boletim apresenta todas as contribuições que a Escola fez no enfrentamento da Covid-19, os projetos e ações desenvolvidos, depoimentos e experiências de professores, alunos e servidores técnico-administrativos, os destaques na imprensa e os principais posicionamentos da UFMG.

Desde que foi anunciada, no site oficial da UFMG, a suspensão das aulas presenciais, por tempo indeterminado, no dia 16 de março de 2020, a Escola de Enfermagem iniciou o movimento para criação do Comitê Interno de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus com a finalidade de definir as medidas de restrição social, proteção de nossos discentes, técnicos administrativos e docentes. “Passamos por momentos de muitas discussões, incertezas, dúvidas e inquietações com a manifestação de todos os segmentos da Escola. Muitas perguntas emergiram desse cenário que demandaram tempo para compreender as circunstâncias com as quais estávamos defrontando. As respostas vieram por meio de ações concretas, com uma significativa produção de conhecimento, como forma de assegurar o poderia e deveria ser feito”, relata a diretora Sônia Maria Soares e a vice-diretora, Simone Cardoso Lisboa Pereira.

A pandemia impulsionou um processo de criação de diferentes projetos de capacitação para profissionais de saúde, por meio de tecnologias digitais, especialmente da área de enfermagem. As diretoras dão destaque para as ações desenvolvidas nesse período. “No Boletim, estão apresentados vários projetos de extensão que resultaram na produção de materiais educativos, protocolos e propostas de intervenção. Aquantidade de projetos de pesquisa também merece destaque nessa edição. Assim, decidimos apresentar os resultados desse esforço coletivo da nossa comunidade por meio dessa edição especial do nosso Boletim-Enformativo, que foi preparado com muito carinho e com a intenção de registrar para as futuras gerações o que vivenciamos em tempos de pandemia”.

No final da Edição Especial do Boletim Enformativo, a Diretoria da Escola de Enfermagem da UFMG deixa uma mensagem de solidariedade e esperança. “A pandemia está nos ensinando a viver um dia de cada vez e aprender com o que vamos experimentando. O tempo e a ciência, por meio dos estudos que estão sendo realizados, vão nos indicando o caminho. O momento, ainda, é de muitos desafios e gerador de muita aprendizagem. Em meio a tantos sentimentos que emergiram com o distanciamento social não podemos perder o senso de luta, esperança, resiliência e solidariedade. Para todos vocês a nossa mais profunda gratidão! Cuidem-se!”, finaliza.