Calendário

Outubro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Empresa Júnior de Nutrição elabora e-book com orientações para a produção e comercialização de alimentos

SANUSA Empresa Júnior de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, SANUS Consultoria, elaborou o e-book “Covid-19: orientações para produção e comercialização de alimentos”, que traz algumas instruções sobre a melhor maneira de manusear os alimentos de forma segura. O projeto tem o objetivo de auxiliar os empreendedores da área de alimentos a tomarem as medidas ideais de prevenção durante a pandemia, mantendo o bom funcionamento do seu negócio durante a quarentena e a saúde dos seus colaboradores e consumidores. 

Gratuito, o e-book apresenta orientações de higienização, dicas para alavancar o negócio durante a quarentena, algumas curiosidades e fake News e fontes de informações confiáveis para se pesquisar. Ele está disponível para download neste link.

Orientações de higienização
Na obra, a SANUS explica a maneira correta de higienizar e sanitizar as mãos, além de instruir como higienizar os alimentos, os utensílios, as bancadas e pias da cozinha e as paredes e chão do estabelecimento. Eles também indicam produtos alternativos ao álcool 70% que podem ser utilizados para desinfecção de objetos e superfícies, como é o caso do hipoclorito de sódio a 0.5%, desinfetantes de uso geral com ação virucida, dentre outros.

Todas os produtos recomendados já foram testados contra outros coronavírus e vírus envelopados, como indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O negócio na quarentena
Com o objetivo de manter a saúde dos funcionários e consumidores, algumas orientações de segurança devem ser tomadas. No estabelecimento, é necessário capacitar os funcionários com informações sobre as formas de transmissão e sintomas da Covid-19. Nas áreas de vendas, deve-se colocar frascos de álcool em gel na entrada do estabelecimento e onde haja maior circulação de pessoas. Não permita aglomerações.

O local de trabalho deve estar sempre limpo com uma higienização adequada, com atenção constante para os corrimões, maçanetas, banheiros e balcões. Uma das formas de garantir a segurança do funcionário é oferecer máscaras de proteção, luvas e orientações sobre o uso.

Com relação ao delivery, o empregador deve se certificar que o entregador esteja 100% saudável, que não tenha tido gripe nem resfriado nos últimos dias. Além disso, para evitar uma possível contaminação desse entregador, algumas recomendações são relevantes, como lavar as caixas térmicas antes do turno de trabalho e utilizar álcool gel antes de tocar nas embalagens, ao recebê-las e ao entregá-las o consumidor. É preciso sempre estar atento às medidas de prevenção, como lavar as mãos, uso da máscara, uso do alcool e evitar aglomerações.

Curiosidades e Fake News
Diante do acúmulo excessivo de informações veiculadas pelos meios de comunicação social, notícias falsas ou sem comprovação científica são disseminadas durante a quarentena, o que induz a população ao erro e provoca diversas dúvidas. Por exemplo, o vírus não ser transmitido em climas quentes é uma mentira, assim como também é falso que ingerir alho cru ou chá de alho previne o COVID-19.

A única forma de bloquear a contaminação de doenças é por meio da vacina, que provocam e geram resposta imunológica no nosso corpo, o que incentiva a produção de anticorpos para lutarem contra o microrganismo. No presente momento ainda não existe vacina para a COVID-19, mas já estão sendo realizados alguns pré-testes clínicos em laboratórios pelo mundo.

Redação: Vívian Mota - estagiária de jornalismo
Edição: Rosânia Felipe- Jornalista