Projeto da Escola de Enfermagem é reconhecido como iniciativa de sucesso pelo Nursing Now Brasil

O projeto “Manejo clínico de pacientes infectados com Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva”, coordenado pela professora do Departamento de Enfermagem Básica Andreza Werli-Alvarenga, da Escola de Enfermagem da UFMG, foi reconhecido pelo Grupo de Trabalho Nursing Now Brasil como uma iniciativa de expressiva relevância para as metas da Campanha Nursing Now Brasil.

projeto andrezaO projeto, que tem como objetivo promover a formação de enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, cirurgiões-dentistas, nutricionistas, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, residentes, professores e alunos de Universidades públicas das respectivas áreas, de instituições públicas de todas as regiões do Brasil, é uma das quatro ações reconhecidas pelo Nursing Now em Minas Gerais e exemplo de grandes iniciativas da Enfermagem Brasileira. É realizado em parceria com os professores da Faculdade de Medicina da UFMG, Fernando Botoni e Carolina Marinho.

A campanha Nursing Now é uma grande ação internacional de empoderamento dos profissionais de Enfermagem que contempla três metas: visibilidade, formação e condições de trabalho. “Podemos encaminhar as ações desenvolvidas e um grupo técnico, com vários membros, realiza a avaliação e fazem o parecer conjunto, definindo se a ação vai compor o conjunto de iniciativas do Nursing Now Brasil. Para isso, precisa haver aderência com todas ou alguma(s) da(s) meta(s) da campanha. A iniciativa que encaminhei foi contemplada nas três metas, mas com maior aderência na visibilidade das ações sociais da Enfermagem e na formação profissional”, relata a professora Andreza Werli-Alvarenga.

O Nursing Now Brasil é promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com o Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à USP/Ribeirão Preto, e tem como objetivo principal apresentar os profissionais da categoria como os verdadeiros protagonistas da saúde. Os trabalhos reconhecidos são liderados por profissionais que ultrapassam os limites da saúde e da educação, em ações de assistência, liderança, pesquisa, empreendedorismo e inovação, elevando o status e o perfil da Enfermagem em todo o mundo.

Até o momento, a Escola de Enfermagem da UFMG não estava contemplada no mapa de ações do Nursing Now Brasil. “É uma alegria e uma honra, a iniciativa que desenvolvi ter sido aprovada e reconhecida pela campanha. Nosso objetivo com o projeto é apostar em transformações reais para a saúde e para a promoção de inovações, e é muito importante a valorização dos casos de sucesso na assistência e pesquisa em Enfermagem realizados no Brasil, elevando o status e o perfil do profissional a níveis globais”, finaliza a professora.