Calendário

Dezembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Projeto busca conhecer o planejamento no sistema de saúde público municipal para enfrentamento da Covid-19

pesquisa katiaAnalisar as fragilidades e dificuldades para o planejamento em saúde no SUS em municípios de pequeno porteda Região Metropolitana de Belo Horizonte vinculados à Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte para ao enfrentamento da Covid-19 e desenvolver programa de educação permanente com os gestores e técnicos municipais para a construção de ações de prevenção, monitoramento e enfrentamento do vírus Covid19 e sequelas relacionadas à pandemia. Esses são os objetivos de um estudo coordenado pelas professoras do curso de Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG, Kátia Ferreira Costa Campos e Mery Natali Silva Abreu.

Serão utilizados questionários como instrumentos de captação de dados qualitativos e será feita análise documental para captação de dados relativos aos planos municipais de saúde e documentos afins, assim como dados relativos à situação de saúde em relação a pandemia pelo Coronavírus. O projeto terá a duração de 1 ano e pretende-se, como intervenção, desenvolver um processo de Educação Permanente relacionada a revisão da programação anual 2020 e 2021 tendo em vista a pandemia.

“Espera-se com o estudo fornecer subsídios para a revisão da programação anual 2020/2021 e para a gestão e planejamento em serviços públicos de saúde municipais, assim como informações significativas para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais sobre o uso das ferramentas do planejamento no SUS, frente a ocorrência de pandemia”, explicou a professora Mery.
Além da professora Kátia e Mery, o projeto conta com as professoras Vanessa de Almeida Guerra, Keli Bahia F. Zochrato, Adriane Vieira, Mirela de Castro, Sônia Maria Nunes, Karla Rona; a bolsista extensão Ana Paula Lima Bezerra e o aluno de graduação voluntário Marcos Weber.