Calendário

Dezembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Projeto Saudar-te leva conteúdos artísticos aos profissionais de saúde que estão na linha de frente

O projeto de extensão "Saudar-te: saúde e arte em tempos de COVID-19", coordenado pela professora do Departamento de Enfermagem Básica Andreza Werli-Alvarenga e pela professora da Universidade Federal de São João del-Rei, Juliana Borges Oliveira de Moraes, tem como objetivo oferecer expressões artísticas variadas aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. O projeto faz parte do programa "Segurança e Manejo Clínico de pacientes infectados com COVID-19 em Serviços de Saúde" e os participantes estão matriculados no curso online "Manejo clínico de pacientes infectados com COVID-19 em serviços de saúde". Estão disponibilizados, para esse fim, músicas, ilustrações, poemas, contos, performances, indicações de filmes sobre a área da saúde, entre outros conteúdos artísticos.

exxposição HCNo Hospital das Clínicas da UFMG estão expostas algumas artes cedidas ao projeto como ilustrações de Cal Nascimento e Ana Clara Prado, e imagens de recortes em papel da escultora KK Bicalho. As obras, todas sem título e criadas para o projeto de extensão, comunicam sentimentos acerca do momento atual da pandemia do novo coronavírus.

Na obra de Cal Nascimento, ilustrador e tatuador natural de Belo Horizonte, vemos profissionais da saúde em atitude de combate à COVID-19. Já na ilustração de Ana Clara Prado, há a representação de um profissional da saúde em atitude de amparo ao planeta. Por fim, na sequência de imagens de recortes em papel da escultora e arte educadora KK Bicalho, observa-se o potencial a arte, como expressão humana, de levar conforto e inspiração para os profissionais da saúde neste período de tantas fragilidades e incertezas.

A coordenadora do projeto, professora Andreza Werli-Alvarenga, destaca a sua importância em meio a esse período. “As artes expostas no mural do Hospital das Clínicas, sumarizam os pontos principais do projeto Saudar-te: Saúde e Arte em Tempos de COVID-19: saudar os profissionais da saúde, em reconhecimento e gratidão pelos seus esforços; e ter a arte como meio para oferecer a esses profissionais momentos tão necessários de pausa, conforto, esperança e inspiração”, finaliza.

Redação: Vívian Mota - estagiária de jornalismo
Edição: Rosânia Felipe- Jornalista