Centro de Memória da Escola de Enfermagem abre suas portas para visita virtual

IBRAM2Devido a pandemia do novo coronavírus, as visitas presenciais aos museus foram temporariamente interrompidas. No entanto, o Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG (CEMENF) continua a se reinventar e, em conjunto com a 18º Semana Nacional de Museus, promovida pela Rede de Museus e com o apoio do Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, apresentará nos dias 21 e 22 de maio a exposição "Visita Virtual: o CEMENF de portas abertas".

A professora Fernanda Batista, coordenadora do projeto e subcoordenadora do CEMENF, comenta sobre os esforços que a equipe extensionista tem feito para que o Centro de Memória mantenha a visibilidade alcançada em 2019, mesmo com a pandemia, e continue com seu programa de trabalho. "Em 2019, recebemos mais de 1.500 pessoas no CEMENF para a visita guiada. Neste ano estávamos com a agenda cheia para as visitas, mas com a pandemia estamos lançando esforços para mantermos nosso compromisso social de receber a sociedade na Escola de Enfermagem da UFMG da forma que é possível."

Para tanto, a professora Fernanda inscreveu o CEMENF no evento do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a equipe extensionista é formada pelas estudantes da do curso de Enfermagem: Mayra Fantinati, Alice Frugoli, Letícia Maia, Ursula Gonçalves e Stefhane Nonato. Elas montaram um arquivo audiovisual simulando a visita guiada física que será disponibilizada no Instagram @ufmgcemenf nos dias 21 e 22 de maio de 2020 e estarão à disposição dos visitantes virtuais para interação por meio da mídia social.

Sobre a importância do projeto, a professora destaca o momento incerto em que vivemos. “É uma felicidade e satisfação oportunizar a visita guiada e manter nosso trabalho e as pessoas em segurança. Além disso, é uma oportunidade de aprender sem sair de casa”, finaliza.