Calendário

Março 2022
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Projeto Telenfermagem produz podcast sobre dúvidas dos profissionais de saúde de Minas Gerais

podcast
O projeto de extensão “Telenfermagem: o uso de Podcast na Educação”, coordenado pela professora Solange Cervinho Bicalho Godoy, do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG, tem como objetivo elaborar podcasts com base nas dúvidas apresentadas pelos profissionais de saúde e comunidades dos municípios de Minas Gerais cadastrados pelo Programa de Telessaúde Brasil Redes.

Diante da atual pandemia provocada pelo novo coronavírus, o Projeto Telenfermagem propõe trabalhar com os profissionais de saúde e comunidade em geral questões que vêm de encontro às medidas de prevenção, combate e assistência preconizadas pelo Ministério da Saúdedo Brasil. “Estamos vivendo semanas de incertezas causadas pela Covid-19. As novas informações, incluindo as tão conhecidas fake News, não param de surgir por meio de todos os canais. Por isso, nós pretendemos permitir ao aluno a aproximação com os profissionais de saúde e comunidade dos municípios do estado, cadastrados pelo Programa de Telessaúde Brasil Redes, para que as informações corretas sejam compartilhadas de modo mais eficiente e seguro”, relata a professora Solange Godoy.

O projeto também irá observar e conhecer as dúvidas sobre o Coronavírus apresentadas pelos profissionais de saúde e comunidade dos municípios cadastrados pelo Programa de Telessaúde Brasil Redes. Essas dúvidas serão sanadas nos episódios do podcast. De acordo com a professora, para ajudar a manter a população informada e batalhar contra a desinformação, foram compiladas algumas dúvidas importantes apresentadas na teleconsultoria do projeto e no Fale Conosco Coronavírus. “O podcast surge como canal de comunicação na medida em que possibilita um acesso rápido e fácil à informação, viabilizando ao o usuário um espaço da aprendizagem em qualquer lugar.O tempo de aprender é hoje e sempre”, enfatiza Solange.

Diante disso, os alunos do curso de graduação em Enfermagem e Medicina da UFMG, que fizeram a capacitação em um curso a distância, estão atuando como teleconsultores no Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais localizado no Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. “Esse podcast cria um espaço de partilha de conteúdos e de produção em que os estudantes também são intervenientes. Considerando as parcerias constituídas com os municípios de Minas Gerais pelo Projeto Adote sua vizinhança em tempos de Coronavírus, os alunos que receberem as dúvidas dos profissionais de saúde e comunidade, deverão elaborar um podcast analisando as questões apresentadas. Para o desenvolvimento das atividades, será elaborado um programa intitulado "Telenfermagem no combate ao coronavírus" que apresentará episódios sequenciais a partir da próxima semana sobre as dúvidas a respeito do vírus, os riscos da doença, como se prevenir e outras questões enviadas pelo público”, comenta a coordenadora, que ainda informa que os episódios ficarão disponibilizados no site da EEUFMG, por meio de um link onde o público possa ouvir todos os episódios.

Além da professora Solange Godoy, o projeto também conta com os professores Unaí Tupinambás, Priscila Menezes Ferri liu, Maria do Carmo Barros de Melo, Alexandra Dias Moreira D'Assunção, Eliane Marina Palhares Guimarães, Vanessa de Almeida Guerra e dos alunos, Leila Emanuelle Peixoto Nascimento Drielly Stefany Queiroz de Lucca; Rafael Vilhena Rezende; Andre Vitor Ferreira de Souza; Ariana Paula da Silva; Virginia Barbosa Pereira; Luana Fernandes e Silva, Angela Cristina Guimaraes Barbosa, Luane Rocha, Carolina Pereira, Amanda Oliveira, Ana Paula Bezerra, Luciana Costa, Natália Portugal.

Redação: Vívian Mota - estagiária de jornalismo
Edição: Rosânia Felipe- Jornalista