Calendário

Novembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
20
21
22
23
24
29

Centro de Memória lança exposição virtual da trajetória da professora Roseni Sena

roseniSerá lançada nesta sexta-feira, 15 de maio, a exposição virtual para divulgação do arquivo e da trajetória da professora emérita da Escola de Enfermagem da UFMG Roseni Rosângela de Sena, que faleceu em 2016. O lançamento será feito pela diretora da EEUFMG, professora Sônia Maria Soares e pela coordenadora do Centro de Memória da EEUFMG, professora Rita de Cássia Marques, por meio de live no Instagram da Escola de Enfermagem da UFMG, às 17 horas. Intitulada “Roseni Rosângela de Sena: a Rosa”, a exposição reúne uma pequena amostragem, registrada em meio digital, de um total de mais de três mil itens (certificados, projetos, declarações, livros, fotografias, medalhas e placas de homenagem). Todos devidamente tratados por uma equipe composta por especialistas das áreas de História, Arquivologia, Museologia e Enfermagem. 

Nascida em 5 de Março de 1951, em Belo Horizonte, a professora Roseni graduou-se em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1977. Dedicou-se à ampla produção científica em saúde pública e formação dos enfermeiros, entre outros temas.

Conhecida pela solidariedade, inteligência e ideias inovadoras, era chamada de Rosa pelos amigos. Gostava de arte e de lutar por uma sociedade mais justa e humanizada.

A reconstrução da trajetória acadêmica e profissional de Roseni Sena foi possível a partir de seu acervo pessoal, composto por 3140 documentos e 22 objetos doados por familiares ao Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG .

A professora Rita destacou que a Rede de Museus da UFMG forneceu apoio técnico para que os itens fossem organizados, tratados e expostos no hotsite.