Calendário

Abril 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Professoras do curso de Gestão coordenam estudo sobre o planejamento em municípios da Região Metropolitana de BH

As professoras do curso de Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG, Kátia Ferreira Costa Campos e Vanessa de Almeida Guerra estão coordenando um estudo na modalidade pesquisa e extensão que será desenvolvido junto aos municípiosda Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é conhecer como as ferramentas de planejamento em saúde (Plano Municipal de Saúde, Programação Municipal de Saúde e Relatório Anual de Gestão) têm sido desenvolvidas e utilizadas pelos gestores e equipe no processo de planejamento em saúde. 

É um estudo qualitativo e quantitativo, com utilização da metodologia de intervenção, com problematização. Serão incluídos os municípios de pequeno porte tipo 1, vinculados à Superintendência Regional de Saúde de BH e seus gestores e técnicos que estejam envolvidos no processo de planejamento. “Serão utilizados como instrumentos de captação de dados, a entrevista, questionário, podendo lançar mão de grupos focais. Também a análise documental para captação de dados relativos aos planos municipais de saúde e documentos afins”, explica a professora Kátia. 


WhatsApp Image 2020 05 18 at 11.38.02O estudo está na primeira fase, diagnóstico situacional. Santana do Riacho é um dos municípios convidados a participar. Créditos: Portal Minas Gerais

O estudo terá a duração de 36 meses e tem a expectativa de alcançar a elaboração dos planos plurianuais 2022/2025, assim como o monitoramento e avaliação para a elaboração dos relatórios trimestrais e anual dos municípios envolvidos, que se dará por adesão ao convite de participação. “Espera-se, com o estudo, fornecer subsídios para a gestão em saúde com planejamento,programação e avaliação em serviços públicos de saúde municipais, assim como informações significativas para a Secretaria de Estado de Saúde sobre o uso das ferramentas do Planeja-SUS". 

Além das professoras Kátia e Vanessa, o projeto conta com as professoras Mery Natali Silva Abreu, Keli Bahia F. Zochrato, Adriane Vieira, Mirela de Castro, Sônia Maria Nunes, Karla Rona; a bolsista extensão Ana Paula Lima Bezerra; os voluntários egressos: uma pós-graduanda do Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde, Dayane Alves, uma doutoranda da Fiocruz na área de epidemiologia Fernanda EsthefaneGarrides Oliveira, um doutorando na área de gestão Paulo Henrique Viegas Martins, Katy Karoline Santos Diniz, Paulo Henique Rodrigues Mendes, Claudia Renata de Paula Orlando e os graduandos Marcos Weber Alves Lordeiro e Gustavo Augusto do CGSS e uma voluntária graduanda de Enfermagem da Ciências Médicas de Belo Horizonte, Larissa Lemos Amaral.