Calendário

Fevereiro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Professoras do curso de Enfermagem promovem capacitação e atualização para os profissionais do Hospital das Clínicas

Nesta terça-feira, 12 de maio, iniciou o projeto de extensão “Ações de capacitação e atualização dos profissionais de enfermagem do Hospital das Clínicas em tempos de pandemia”, coordenado pela professora Juliana de Oliveira Marcatto, do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG e pela enfermeira Thais Oliveira Gomes, responsável pela educação permanente do Hospital das Clínicas. A ação tem como objetivos realizar videoaulas com abordagens teóricas e demonstração técnica das atividades desenvolvidas pela equipe de enfermagem; promover atualização dos processos de trabalho institucionais e colaborar com o processo de revisão e atualização de instruções técnicas de trabalho do HC-UFMG.

simulação atendimentoA professora Juliana Marcatto afirma que a Divisão de Enfermagem (DIVE) do Hospital das Clínicas solicitou apoio da Escola de Enfermagem para a produção de videoaulas que irão contemplar uma revisão teórica de alguns temas, aspectos relacionados à legislação, com destaque àsespecificidades de cuidados em atendimentos de pacientes suspeitos ou com diagnóstico confirmado da Covid-19.

As temáticas trabalhadas foram indicadas considerando o contexto institucional, as necessidades de capacitação e qualificação das equipes e as dificuldades identificadas pelas lideranças locais. “Inicialmente serão trabalhadas nove temáticas: Aspiração de vias aéreas em sistema aberto e fechado; Monitorização invasiva e não invasiva; Suporte hemodinâmico e drogas vasoativas; Bundles de prevenção de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde; Punção e manuseio do cateter periférico; Balanço hídrico; Cuidados com a terapia nutricional; Administração segura de medicamentos; Uso de bomba de infusão. Além disso, o material produzido será encaminhado DIVE e posteriormente para a equipe de comunicação para divulgação na intranet do hospital. Todos os pontos revisados serão encaminhados para a coordenação de Instruções Técnicas de Trabalho (ITT) para atualização dos conteúdos”, explica a coordenadora.

De acordo com Juliana, a parceria entre a equipe de enfermagem do HC-UFMG e a EEUFMG no processo de capacitação da equipe de enfermagem é fundamental para consolidação da integração entre ensino e serviço. “Considerando o cenário de pandemia decorrente da disseminação mundial do coronavírus, o Hospital das Clínicas, assim como todas as unidades de saúde, precisou criar fluxos de atendimento, adequar protocolos e atuar no âmbito da gestão de pessoas para possibilitar a assistência qualificada por meio de remanejamentos internos. Capacitar a equipe de saúde significa melhorar o atendimento ao paciente e aumentar sua chance de recuperação. Esperamos que o projeto possa auxiliar os profissionais de enfermagem a realizar o trabalho a partir da melhor evidência e atender às demandas de capacitação no contexto da pandemia”, finaliza.

Além da professora Juliana, o projeto conta com as professoras Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa, Silmar Maria da Silva, Tânia Couto Machado Chianca, Meiriele Tavares Araújo, Eunice Francisca Martins, Palloma Fernandes Estanislau Vaz Ventura; Thais Oliveira Gomes, enfermeira responsável pela educação permanente e Isadora Leopoldino, enfermeira responsável pelas Instruções Técnicas de Trabalho do HC-UFMG.
Redação: Vívian Mota - estagiária de jornalismo
Edição: Rosânia Felipe- Jornalista