Calendário

Fevereiro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Semana Brasileira de Enfermagem da EEUFMG tem programação online

CABEÇALHO SEMANA ENF
Nesta terça-feira, 12 de maio, Dia Mundial do Enfermeiro, a Escola de Enfermagem da UFMG inicia sua programação online da 81ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema central “Qualidade da Enfermagem e Saúde na Defesa do SUS”.

Às 19h30, será realizada, por meio de live no Instagram da Escola (@eeufmg), a abertura oficial com diretora da Escola de Enfermagem, professora Sônia Maria Soares. Em seguida, às 20h, a professora do Departamento de Enfermagem Básica, Fernanda Batista Oliveira Santos, vai abordar o tema “De Florence Nightingale aos dias atuais: para onde caminha a enfermagem  brasileira”.

No dia 13, às 16 horas, a professora do Departamento de Enfermagem Aplicada, Maria Odete Pereira e a enfermeira Rosiane Azevedo Faleiro Rodrigues, farão live sobre “Saúde mental: enfrentamento e manejo clínico em tempos de Covid-19”. Às 19h, a professora do Departamento de Enfermagem Básica, Andreza Werli-Alvarenga, vai falar sobre Manejo Clínico dos pacientes infectados com Covid-19 em unidades de Terapia Intensiva.

No dia 14, às 19 horas, a indicação é para live do Departamento Científico de História  da Enfermagem (@dhe.aben) que vai abordar “Enfermagem contra o Covid-19: panorama histórico em Portugal, Ilhas Canárias e Brasil” com Paulo Pina Queiroz (Portugal); Francisco Javier Molina (Espanha) e Maria Itayra Padilha (Brasil).

Coronavírus: testes rápidos e moleculares –implicações para o cuidado de enfermagem será tema da live da professora Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, Tércia Moreira Ribeiro da Silva, no dia 15 de maio, às 19 horas.

Dia 16, 10 horas, serão apresentadas práticas terapêuticas integrativas para o cuidado dos profissionais de enfermagem no enfrentamento da pandemia sob responsabilidade das professoras Célia Maria de Oliveira e Carla Aparecida Spagnol.

Na segunda-feira, 18, às 10h, teremos uma live com as professoras Solange Cervinho Bicalho Godoy e Eliane Marina Palhares Guimarães sobre “Teleconsultoria e pandemia COVID-19”. Às 19 horas, a professora do Departamento de Enfermagem Aplicada, Meiriele Tavares, tratará sobre “Profissionais de Enfermagem para o cuidado a pacientes com COVID-19: aspectos relevantes e quantitativos”.

No dia 19 de maio, às 15 horas, o tema será “Enfermagem obstétrica e sua força de trabalho em tempos de Covid-19: um retrato das ações no Brasil – ABENFO” com a professora Kleyde Ventura ( ABENFO Nacional); Halessa Pimentel ( ABENFO PA); Waglânia Freitas (ABENFO PB); Renata Teixeira (ABENFO MT); Juliana do Carmo (ABENFO MG);  Virgínia Leismann ( ABENFO RS); mediada por Herdy Alves ( ABENFO Nacional). Clique aqui para entrar na reunião Zoom (ID da reunião: 819 9507 2097 | Senha: 568409).

Os desafios da Enfermagem frente a pandemia da Covid-19  no contexto hospitalar na perspectiva  da Gestão serão abordados em videoconferência pelos enfermeiros do Hospital das Clínicas da UFMG, Paula Barcelos Vasconcelos, Ronan de Souza e Thais Oliveira Gomes, com a moderação da professora Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, Juliana Marcato, também no dia 19, às 19 horas. Clique aqui para entrar na reunião Zoom. (ID da reunião: 856 5406 5832 | Senha: 111235)

Na programação do dia 20,  às 15h as alunas do curso de Enfermagem Biannka Melo e Ana Luíza Silva (DAMAR) farão uma live com otema "No campo de prática durante a pandemia? Relato de experiência de discentes da EEUFMG". 19 horas as professoras do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, Delma Simão, Érica Dumont  e Sheila Lachtim abordarão os desafios da Enfermagem frente a pandemia do COVID-19 no contexto da atenção primária, com a moderação da professora Alexandra Dias. Clique aqui para entrar na reunião Zoom

O encerramento contará com uma live cultural às 20 horas, com o músico Thiago Gazzinelli Haddad Antonio, do projeto Seresta da Quarentena da Escola de Belas Artes, em parceria com o LAGEPE da Escola de Enfermagem.

Concurso cultural
O objetivo do concurso cultural é a promoção de trabalhos artísticos que representem o ano internacional da enfermagem e que promovam a valorização da profissão em tempos de pandemia. 

O concurso será organizado em três categorias: literária (produção de textos como poema, crônica, contos);  imagem (fotografias, desenhos ou vídeos) e científica (apresentação de um pitch dos resultados de pesquisa científica e das atividades de extensão). A participação ficará restrita à comunidade da Escola de Enfermagem da UFMG, entre docentes, discentes e funcionários. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 13 a 31 de maio via formulário. Confira aqui o Edital.

A comissão organizadora da Semana de Enfermagem da EEUFMG é composta pelas professoras Sõnia Soares, Fernanda Batista, Kleyde Ventura, Rita Marques e Carolina Caram.

 A 81ª SBEn é promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – âmbito Nacional, Seções dos estados e do Distrito Federal e Núcleos.