Julho 2020

Projeto de Extensão apoia Equipes de Saúde da Família e gestão municipal no enfrentamento da Covid-19

O quadro atual da pandemia da Covid-19 envolve a adoção de medidas para a redução do número de casos, o que impacta na demanda assistencial. As medidas de isolamento social, com a concomitante adoção de medidas de proteção individual implicaram na reorganização do trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS), com a estruturação dos fluxosde atendimento e redefinição dos quadros de recursos humanos.Com o objetivo de apoiar as Equipes de Saúde da Família (ESF) e a gestão municipal no enfrentamento da Covid-19 por meio de dispositivos remotos, está sendo realizado um projeto de extensão promovido pelos professores da disciplina Estágio Curricular: Atenção Primária à Saúde, do curso de graduação em Enfermagem.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Francisco Carlos Félix Lana, as ações derivadas da necessidade do controle da pandemia levaram ao afastamento dos estudantes da disciplina dos seus campos de prática, comprometendo, de certa maneira, o processo de integração entre a Universidade e os serviços de saúde. “Este desafio, para ser superado, exige que os professores revisem seus processos de trabalho junto às ESF e gestores municipais. A ação de extensão é uma oportunidade de desenvolver novas metodologias que permitam viabilizar as contribuições da Universidade junto aos serviços, ao mesmo tempo em que propicia a reorganização e/ou o desenvolvimento de novas práticas de interação e educação utilizando as tecnologias digitais que permitam o trabalho remoto”. Foi construído um hotsite para disponibilizar boletins epidemiológicos, salas de situações municipais, repositório para acervo técnico e científico de apoio, links de interesse, webconferências, rodas de conversa, teleconsultorias, dentre outros.
Site APS
O Projeto está vinculado à disciplina "Estágio curricular: Atenção Primária à Saúde", ofertada no 9º período do curso de Enfermagem, e conta com a participação de professores e alunos da disciplina, discentes da graduação e da pós-graduação em Enfermagem, profissionais das Equipes de Saúde da Família e Gestores (Secretários Municipais, Gerentes, Coordenadores da APS) dos municípios. O Projeto está vinculado ao Programa de Extensão Ações integradoras no âmbito da Atenção Primária à Saúde vinculadas ao Estágio Curricular I –EEUFMG.

“O Projeto de Extensão ressalta como pressuposto fundamental proporcionar um espaço de diálogo e compartilhamento de experiências e modos de atuar dos diferentes cenários das práticas de saúde frente à epidemia”, conclui o professor.