Calendário

Abril 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Professora do Departamento de Nutrição participa de grupo de enfrentamento da Covid-19 para idosos

Com o objetivo de elaborar protocolos de cuidado ao idoso das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) neste momento da pandemia e sensibilizar governos, mídia e população para alto risco desses idosos, foi criado um grupo multiprofissional de enfrentamento da Covid-19 com participação de vários experts na área com atuação no Brasil e exterior.

Esta sensibilização visa mudar o panorama da invisibilidade dos idosos moradores das ILPI's e mostrar a extrema vulnerabilidade desta população. A professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Ann Kristine Jansen, que faz parte da iniciativa, explica que muitas instituições não têm condições de isolar os idosos com suspeita de infecção pelo Covid-19. “Frequentemente a estrutura física não permite manter o distanciamento de 1,5 metros entre os idosos, para prevenção. Não há pessoal treinado suficiente, faltam EPI's, falta estrutura externa, pois a rede hospitalar não tem como receber os inúmeros idosos provindos destas instituições quando o vírus entre nestas locais, aumentando o risco de óbitos. “Os idosos destas instituições são na sua maioria frágeis, com multimorbidades e com 80 anos ou mais, constituindo um grupo elevadíssimo de risco para contrair a doença e morrer. Em vários países estes idosos representam 50% dos óbitos ocorridos", explicou.

Para a realização do projeto foi criado um site www.ilpi.me, que é a forma de comunicação do grupo com as ILPI's. O site está disponível nos idiomas português, espanhol e inglês. “Minha participação até o momento foi na elaboração de um protocolo para produção e distribuição de alimentos dentro das ILPI's, com ênfase nos cuidados de higiene extras a serem tomados durante a pandemia. Este protocolo está disponível no site com o título Cozinha e Refeitório.TFoi elaborado um protocolo de cuidado nutricional ao idoso que conta também com a participação da Daniela Gomez, da Residencial Geriátrico SBA”, relata a professora.

O projeto é idealizado pelo Núcleo de Geriatria de Gerontologia da UFMG, sob coordenação do professor Edgar Nunes de Moraes Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP; Medlogic; Casa Ondina Lobo; Horas da Vida; Residencial Geriátrico SBA; Hospital Paulo de Tarso; Revista Portuguesa Envelhecer e a ETC comunicação empresarial.