Calendário

Outubro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Seresta da Quarentena leva descontração aos profissionais que estão na linha de frente do combate ao Covid-19

Os profissionais de modo geral e, especificamente, os profissionais da saúde que estão enfrentando a pandemia de Coronavírus (Covid 19) precisam de conforto emocional para conseguirem vencer o medo, as angústias e o estresse da rotina de trabalho. Pensando nisso, foi elaborada a iniciativa “Seresta da Quarentena”, que promove apresentações musicais online aos trabalhadores do Hospital das Clínicas e do Campus da UFMG. A proposta faz parte das ações do projeto de extensão Cia. Ananda Arte e Diferença, da Escola de Belas Artes da UFMG, em parceria com o programa de extensão Laboratório de Gestão de Pessoas (LAGEPE) da Escola de Enfermagem da UFMG, e a Comissão Permanente de Saúde Mental da Universidade. Conta com a participação da professora Anamaria Fernandes Viana, da Escola de Belas Artes da UFMG, das professoras Carla Aparecida Spagnol, Márcia dos Santos Pereira e Teresa Cristina da Silva Kurimoto, da EEUFMG, enfermeiras e técnicas de enfermagem do Hospital das Clínicas da UFMG.

serestasAs serestas acontecem online

A seresta é composta de apresentações musicais apresentadas ao vivo, em formato de live, por músicos voluntários e é destinada à equipe de Acolhimento à distância e aos profissionais que estão na linha de frente do combate ao Covid-19. “A proposta é oferecer, durante a pausa ou no final de um período de trabalho, um aconchego musical a esses profissionais. As serestas são encontros musicais intimistas, uma forma de acolhimento para os que acolhem, uma doação artística. É um projeto que busca outras formas de união, de circulação e de troca. Ofertar o que temos, homenagear com a arte, ser solidário e nos dar as mãos”, relata a equipe dos projetos.

Os interessados em levar a “Seresta da Quarentena” para os setores de trabalho no Hospital das Clínicas, devem entrar em contato com a professora Carla Aparecida Spagnol e agendar o melhor dia e horário. “Ofereçam à sua equipe um momento de aconchego por meio da língua universal: a música. Não deixem de se cuidar, mesmo que seja por 10 minutos”, relata a professora.

Mais informações: spagnol@ufmg.br ou ciaananda@gmail.com
Redação: Vívian Mota - estagiária de jornalismo
Edição: Rosânia Felipe - Jornalista