Calendário

Outubro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Projeto Cuidar de Quem Cuida envia mensagens positivas aos trabalhadores de serviços de saúde

Em tempos de tantas incertezas, tensões e medos causados pela pandemia do novo Coronavírus, o projeto de extensão “Cuidar de Quem Cuida” promove, em parceria com as coordenações de unidades do Hospital das Clínicas da UFMG, uma ação com envio de mensagens positivas aos trabalhadores das equipes multiprofissionais de serviços de saúde. A atividade é do Departamento de Gestão em Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG, coordenada pela professora da Karla Rona da Silva e conta com a participação das professoras Adriane Vieira,Fátima Ferreira Roquete e Marília Alves.

A ideia do projeto surgiu após a observação da necessidade de atenção aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao Covid-19. “Por meio da apresentação de mensagens de apoio, alento e incentivo enviadas por pessoas do convívio afetivo dos trabalhadores, nós temos o objetivo de promover o cuidado em saúde.A rotina hospitalar é muito estressante e, quando há uma pandemia, se torna mais incerta. Desta forma, o profissional, ao receber uma mensagem de carinho, tem o ânimo renovado e volta ao trabalho mais leve”, explica a professora Karla Rona.

Neibert Soares SilvaEla explicou que os responsáveis pelo envio das mensagens serão contactados por telefone pela equipe do projeto, que esclarecerá o objetivo da iniciativa e os convidarão a enviar um texto ou um áudio ou vídeo via aplicativo de celular com no máximo 30 segundos de duração.“De forma a expressar carinho, solidariedade e enfatizar a importância desse trabalhador para sua vida pessoal, as mensagens serão personalizadas e enviadas ao trabalhador via dispositivo de aplicativo móvel. Para a realização do projeto ser bem efetuada, nós temos trabalhadores atuando como voluntáriose isto tem facilitado o cadastro dos participantes”, finaliza a coordenadora.

Neibert Soares Silva, Técnico de Enfermagem do Hospital João XXIII, recebeu a mensagem e se emocionou. "Fiquei muito feliz e emocionado com a mensagem. Isso nos ajuda a continuar o trabalho que tem sido bem difícil. Nossa família é nosso maior apoio para continuar ajudando a população. Também fiz questão de homenagear uma colega. Precisamos nos elogiar mais e cuidar mais uns dos outros. Fique em casa e se cuidem por mim", destacou.

Para mais informações, ou se quiser homenagear alguém que trabalha em serviços de saúde, o contato é feito pelo e-mail cuidardequemcuidaufmg@gmail.com ou pelo número (31) 99579-0660.
Redação: Vívian Mota - estagiária de jornalismo
Edição: Rosânia Felipe - Jornalista