Dezembro 2020

Pesquisadores disponibilizam orientações para compra segura e saudável de refeições em aplicativos de delivery

orientacoes GEPPPASSConsiderando a importância de orientar os consumidores sobre o uso de aplicativos de delivery de refeições, que aumentou durante a pandemia do Covid-19, o Grupo de Estudos Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (GEPPAAS) destaca a importância de estar atento  a alguns aspectos para preservação da saúde e promoção da alimentação saudável.

Durante a pandemia de Covid-19, estabelecimentos locais, sobretudo os de pequeno porte, são muito afetados economicamente, enquanto as grandes redes têm mais chances de se manterem.“Por essa razão, é importante dar preferências aos estabelecimentos locais”, explica o GEPPAAS.

Nesse período, é fundamental que o cliente certifique que o estabelecimento está seguindo todos as orientações e cuidados para a prevenção da disseminação de Covid-19. Essa informação deve estar presente na página do estabelecimento no aplicativo de delivery ou em suas mídias sociais.

Com relação à escolha da refeição, não existe nenhum alimento ou nutriente que combata o novo coronavírus, mas, a adoção de uma alimentação saudável pode condicionar um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças. De acordo com o grupo, é aconselhado que, na hora de pedir comida, se dê preferência à alimentos in natura e minimamente processados como: água mineral, sucos e vitaminas naturais, pratos de refeição, saladas cruas e cozidas, sopas e caldos de legumes e sobremesas à base de frutas. Os alimentos que devem ser evitados são: bebidas ultraprocessadas, como refrigerantes e sucos artificiais, produtos de sorveteria e guloseimas, hambúrguer e sanduíches, salgados fritos e pizzas.

É importante estar atento e ser crítico às promoções dos aplicativos, pois na maioria das vezes essas estão direcionadas a preparações não saudáveis. Nesse momento, como forma de garantir a renda, as lanchonetes e restaurantes ofertam grandes descontos e entrega grátis, contudo, o consumo elevado de refeições não saudáveis pode prejudicar a saúde do consumidor.

Para diminuir o contato físico entre cliente e entregador, os aplicativos de delivery lançaram a opção de “deixar o pedido na porta”. Além disso, o pagamento remoto também diminui o contato e, consequentemente, o risco de contaminação pelo Covid-19.
Redação: Vívian Mota - estagiária de jornalismo
Edição: Rosânia Felipe- Jornalista