Calendário

Dezembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Centro de Memória da Escola promove capacitação virtual em história da enfermagem

O Projeto de Extensão "Visita guiada: o CEMENF de portas abertas”, coordenado pela professora Fernanda Batista Oliveira Santos, do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG, irá promover a partir do dia 22 de abril a capacitação virtual em história da enfermagem. Com o objetivo de ofertar habilitação para professores, pesquisadores e alunos interessados em história da enfermagem, a transmissão das aulas acontecerá às 20h, no Instagram, nos perfis: @ufmgcemenf e @museudaescolaannanery. A ação conta com a parceria do Museu da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MUSEU da EEAN – UFRJ) e da Associação Brasileira de Enfermagem Minas Gerais (ABEn-MG).

VISITA GUIADA CEMENFA ideia da atividade surgiu após a constatação de que o principal público que busca por visitas guiadas no Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG (CEMENF) é composto por professores de história da enfermagem e seus alunos. “Reconhecemos que essa era uma demanda no estado de Minas Gerais. Em 1 ano de projeto recebemos um público superior a 1.500 pessoas no Centro de Memória. A capacitação fazia parte do nosso plano de trabalho, porém, com a pandemia, mudamos o formato para 100% virtual. Neste sentido, os estudantes extensionistas foram decisivos para introduzirmos formas virtuais dialogadas e convidativas para o público interessado”, explica a professora Fernanda Batista.

É a primeira vez que Museus de Enfermagem se unem em rede para realizar uma ação conjunta. A coordenadora do projeto destaca como se deu a parceria com as outras instituições. “Convidamos o Museu da Escola de Enfermagem Anna Nery para parceria, pois eles também tinham observado a mesma demanda em relação aos professores do Rio de Janeiro. A Associação Brasileira de Enfermagem Minas Gerais e seu Comitê de estudantes (COEST-MG) também abraçaram a ideia. Pretendemos que essa seja a primeira parceria de muitas, visto a procura que estamos tendo”.

As aulas contarão com a participação da professora Fernanda Batista, subcoordenadora do CEMENF; da professora Maria Angélica de Almeida Peres, do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery e coordenadora do Centro de Documentação e Museu;da professora Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da professora Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Ao longo da capacitação haverá a divulgação de metodologias ativas para que as aulas de história da enfermagem se tornem cada vez mais interessantes.