Calendário

Janeiro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Ação de extensão sobre dor crônica compartilha saberes em tempos de pandemia

Promover espaço para compartilhamento de saberes sobre dor crônica é um dos objetivos do projeto de extensão coordenado pela professora Célia Maria de Oliveira, do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG, em parceria com a Clínica de Dor do Hospital das Clínicas da UFMG e com Sociedade Brasileira para Estudo da Dor.

cartaz projeto dor cronica2O projeto é voltado para a assistência aos pacientes com dor crônica, com a finalidade de organizar atendimentos virtuais e divulgar vídeos didáticos sobre métodos terapêuticos para eles. A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) estima que até 30% da população mundial sofre de dor crônica e que esta população procura até seis vezes mais assistência nos serviços de saúde do que a população em geral. É importante ressaltar que a dor é uma experiência individual, que envolve aspectos físicos, emocionais. A dor crônica impacta a vida do indivíduo de forma negativa, trazendo prejuízos da ordem física, emocional e social. Neste cenário de pandemia, muitos pacientes descrevem piora do quadro de dor, aumento de depressão e prejuizos sociais importantes. Pessoas com dor crônica fazem parte do grupo de risco para infecção pelo Covid 19. Diante disso, percebemos a necessidade de assistir as pessoas que têm dor crônica”, relata a professora Célia Maria de Oliveira.

A metodologia do projeto se dará por meio de um grupo composto por alunos de graduação, pacientes com dor crônica e por profissionais de saúde. A coordenadora explica que a primeira atividade consiste em atendimentos por especialistas de diferentes áreas da saúde, via internet, aos pacientes incluídos no grupo. O convidado responderá perguntas, previamente enviadas pelos pacientes, durante 30 minutos. Esse atendimento acontecerá uma vez por semana. Os interessados em participar devem fazer contato por meio do número: 9 9847-8005.  Já na segunda atividade, os especialistas gravarão vídeos didáticos sobre medidas terapêuticas de dor crônica e sobre prevenção de infecção por Covid-19. Os vídeos serão enviados para o setor de comunicação da Escola de Enfermagem e serão postados no Youtube da Unidade”, disponíveis para toda a população.

A equipe do projeto é composta pela professora Célia Oliveira, pelas alunas de graduação em Enfermagem: Daniela Ramiro Lopes Prado, Marcela Lemos Morais, Allana Paula Souza do Carmo, Gabrielle Lourenço Pereira, Vitoria Leticia da Silva, Sandra Elena José, Sara Jane Gisbel Natasha dos Santos Marques, pela psicóloga Cecília Andrés Caram, pela Enfermeira Ana Carolina Ramos Plastino, do Hospital João XXIII e pela Enfermeira Cláudia Maria Cezar Silva, do Hospital das Clínicas da UFMG.