Rede de saúde mental garante acolhimento durante distanciamento social

saude mental 2Visando manter o acolhimento da comunidade universitária sem desrespeitar os protocolos e ações de isolamento social, a Comissão Permanente de Saúde Mental e a Rede de Saúde Mental da UFMG oferecem diferentes modalidades de acolhimento para toda a comunidade acadêmica durante o período do distanciamento social.

A professora do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da UFMG, Teresa Cristina da Silva Kurimoto, que integra a Comissão Permanente de Saúde Mental da Universidade explica que na política de saúde mental da UFMG, o primeiro princípio é de uma universidade acolhedora. “Considerando o contexto que estamos vivendo, sabemos da repercussão direta na saúde mental das pessoas. A universidade entendeu que é importante ter uma resposta efetiva e concreta para o acolhimento da comunidade acadêmica com ações mais ampliadas e dentro dos parâmetros de segurança que estão propostos para todos os cidadãos”.

O acolhimento é realizado a distância e é uma resposta de apoio humano à uma pessoa que esteja sofrendo e possa precisar desse apoio. “É apoio humano, não é psicológico e nem psiquiátrico, não é tratamento, parte do pressuposto de que quem identifica que precisa de apoio é a própria pessoa. Temos trabalhado muito com essa ideia de apoio espontâneo. É importante entender que o simples fato de existir um canal com o qual é possível conversar com alguém, já impacta positivamente a saúde mental das pessoas”, conclui.

Leia aqui algumas considerações para uma universidade acolhedora.

Projetos
Estudantes, professores, servidores técnicos e administrativos em educação, trabalhadores terceirizados estão inseridos no projeto “Acolhimento à Distância para a Comunidade UFMG”, de 8h às 21h, feito por um grupo de servidores da universidade de diferentes unidades acadêmicas, cada um com seu período de disponibilidade. Sabia aqui como agendar.

Estudantes da UFMG assistidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) habitantes das moradias universitárias em Belo Horizonte e Montes Claros fazem parte do Projeto Plantão Psicológico, Professores do Departamento de Psicologia e estudantes de graduação e pós-graduação em supervisão. Para solicitar o atendimento, o aluno deve enviar e-mail para psicologia.ufmg.atendimento@gmail.com, informando nome; E-mail; nome do Skype; número de whatsapp; telefone; matrícula a UFMG.

Alunos e professores da UFMG no exterior; alunos estrangeiros da UFMG que permaneceram no Brasil, nas moradias universitárias. Intercambistas podem enviar mensagem para o endereço laps@fafich.ufmg.br e Estrangeiros para o endereço laps.psicologia@gmail.com.

Trabalhadores do Hospital das Clínicas da UFMG estão inseridos nos projetos Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast), ConVIDa e TelePAN Saúde. Confira aqui sobre os agendamentos.