Calendário

Julho 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Inscrições abertas para curso gratuito EAD de manejo clínico dos pacientes infectados com Covid-19 em UTIs

Visita domiciliar2Com o objetivo de promover a formação de enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem e residentes que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva, Pronto Socorro e UPAs de instituições públicas de todas as regiões do Brasil, está sendo promovido um curso sobre a organização das UTIs e o manejo clínico de pacientes criticamente enfermos infectados por Covid-19. O curso é gratuito, 100% Educação a Distância (EAD) e organizado por professores e profissionais da Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da UFMG, conta com professores de instituições federais de todo país e apoio de entidades. Os alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia da UFMG também participam do projeto.

De acordo com a professora do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG, idealizadora e uma das coordenadoras do projeto, Andreza Werli-Alvarenga, para participar os profissionais devem ter registro do conselho profissional ativo e comprovar que estão trabalhando ou em contratação em UTI/PS/UPAs. “Estamos recebendo os cadastros de profissionais e das Unidades para auxiliar na organização do atendimento a pacientes graves com Covid-19. Nosso objetivo é formar o maior número de profissionais para uma assistência qualificada, através de um curso de excelência, baseado nas melhores evidências científicas. Os cadastros podem ser feitos pelo link: https://linktr.ee/UTICovid19UFMG e não há prazo final de inscrição. Recebemos cerca de 500 inscrições em menos de 48 horas e estamos motivados. As turmas serão criadas enquanto houver demanda de formação dos profissionais. Em breve daremos mais informações sobre o curso”, ressalta a professora.

O Curso conta com o apoio do Centro de Tecnologia em Saúde (CETES), Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina (NUTEL) da UFMG, Centro de Apoio à Educação à Distância (CAED) da UFMG, Programa de Telenfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Assistência ao Paciente Criticamente Enfermo (NEPACE), Projeto de Segurança do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva (SPUTI-HC/UFMG), Projeto Atenção Integral após a Terapia Intensiva (AITI-HC/UFMG), PROQUALIS e Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente (SOBRASP), EPIMED Solutions e professores colaboradores da HCor, USP e IDOR.

Mais informações: www.uticovid19ufmg.com.br