Calendário

Dezembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Alunos do curso de Enfermagem apresentam trabalhos em seminário sobre Atenção Primária à Saúde

Na manhã desta terça-feira, 12 de julho, os alunos do curso de Enfermagem participaram do Seminário final da disciplina Estágio Curricular: Atenção Primária à Saúde. Eles apresentaram os projetos desenvolvidos durante o estágio e discutiram, junto aos docentes e demais alunos, as propostas de intervenção e seus potenciais impactos no serviço de saúde.

As atividades do estágio foram realizadas em 10 Centros de Saúde de Belo Horizonte, 6 de Sabará e em outras 5 cidades no interior de Minas Gerais. A aluna Flávia Felipe Thibau Reis pôde ver de perto, durante 4 meses, a realidade do município de Ferros. Junto com a sua colega Helen Gandra, a estudante conviveu com as demandas de saúde de uma população rural em situação socioeconômica menos favorecida. “O internato rural foi um momento único na minha vida e me proporcionou um crescimento pessoal e profissional gigantesco. É muito gratificante poder fazer a diferença para aquelas pessoas. Eu pude também desenvolver a minha autonomia dentro do serviço de saúde”.

DSC 1653Apresentação da aluna Flávia Thibau 

Lenice Castro Mendes Villela, coordenadora da disciplina, ressalta a importância do estágio curricular na Atenção Primária à Saúde. “O estágio é uma etapa fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, pois possibilita ao estudante vivenciar, na prática, os conteúdos vistos em sala de aula. Essa experiência permite que o aluno amplie sua perspectiva em relação ao nosso sistema de saúde”.

DSC 1666Após as apresentações, os alunos e professores se reuniram para confraternização na Área de Lazer da Escola de Enfermagem