Calendário

Outubro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Higienização de alimentos evita riscos durante o isolamento social

Para conter a pandemia do novo coronavírus, a orientação das autoridades da saúde é ficar em casa e só sair para a compra de itens essenciais, como os alimentos. Mas, além dos cuidados com a higienização antes de depois das compras – como lavar as mãos, evitar aglomerações e manter distância segura de outras pessoas – os cuidados ao manusear e higienizar os alimentos são essenciais.

Apesar de não existir nenhuma evidência de que o coronavírus seja transmitido por alimentos, a higienização evita o risco de outras doenças que possam fragilizar a saúde, como a bactéria Escherichia coli.

Por isso, além dos alimentos, os carrinhos de compra também devem conter produtos de limpeza. Mas tudo na quantidade necessária, sem exageros, como orienta a professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Rita de Cássia Ribeiro. Ouça aqui.

Como fazer:
Tabela AlimentaçãoAntes do preparo dos alimentos, é preciso higienizá-los com água corrente. Já os alimentos consumidos crus, como algumas verduras, precisam ser sanitizados.

A professor Rita de Cássia Ribeiro explica  como sanitizar os alimentos. Ouça aqui.

Além disso, para reduzir os microrganismos que podem prejudicar a saúde, professora Rita dá outras orientações. Ouça aqui.
Que alimento devo comprar?
Não existe alimentos milagrosos que ajudam a combater o novo coronavírus. O que se sabe é que uma dieta irregular pode prejudicar a saúde. Por isso, Rita de Cássia recomenda. Ouça aqui.

Complexos vitamínicos
O consumo de complexos vitamínicos sem recomendação médica não são eficientes. A especialista explica porquê. Ouça aqui.

Menor contato possível
Os supermercados são espaços onde circulam grande quantidade de pessoas e, por isso, também devem ser evitados.

Para a professora Rita de Cássia Ribeiro, é importante evitar aglomerações nos supermercados e priorizar, na medida do possível, outras maneiras de adquirir os alimentos. Ouça aqui.

E para evitar idas ao mercado ou que outras pessoas façam a entrega na sua casa e também se coloquem em risco, a especialista cita alguns alimentos que têm maior durabilidade. Ouça aqui.

E como os legumes são importantes para uma dieta equilibrada, a professora afirma que é possível congela-los para que durem mais tempo.

Mas antes do congelamento, é preciso realizar tratamento térmico chamado branqueamento. Ouça aqui.
(Com Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG)