Calendário

Abril 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

UFMG promove financiamento coletivo para apoiar o Hospital das Clínicas e o Risoleta Neves

hc1A UFMG, em parceria com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), inicia, nesta terça-feira, 24 de março, campanha de financiamento coletivo que objetiva arrecadar recursos para aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos e serviços destinados aos hospitais de Clínicas da UFMG, Risoleta Tolentino Neves e UPA Centro-Sul, os dois últimos gerenciados pela Universidade e pela Fundep.

A arrecadação busca apoiar essas unidades de saúde – de atendimento básico e de alta complexidade – na aquisição de insumos e materiais médico-hospitalares, como luvas, aventais, protetores faciais, máscaras cirúrgicas, suportes de soro; materiais de limpeza, como desinfetantes, álcool gel, papel toalha; medicamentos e serviços especializados. Em razão do aumento de atendimentos à pandemia do Covid-19 e considerando um crescimento diário cada vez mais acentuado na taxa de pacientes, essas unidades começam a verificar queda expressiva em seus estoques e na capacidade de assistência à saúde.

“A colaboração e a solidariedade da sociedade mineira nesse momento de crise são essenciais para mantermos os dois hospitais [Hospital de Clínicas da UFMG e Hospital Risoleta Tolentino Neves] e a UPA Centro-Sul em condições de operar e atender adequadamente a população. É uma medida emergencial, e contamos com o apoio das empresas e da sociedade mineira”, destaca a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

O volume arrecadado será gerenciado pela Fundep e utilizado no atendimento das vítimas diagnosticadas com Covid-19 e síndromes respiratórias agudas e demais emergências. Interessados em contribuir poderão transferir qualquer valor para o Banco do Brasil (001), agência 1615-2, conta corrente 960.419-7 (CNPJ da Fundep: 18.720.938/0001-41). Quem desejar doar bens ou equipamentos poderá entrar em contato com a Diretoria de Relações Institucionais da UFMG por meio do telefone (31) 3409-5555 ou do e-mail gab@copi.ufmg.br.

Fortalecer o SUS
Ainda de acordo com a reitora da UFMG, não é possível estipular por quanto tempo a campanha de financiamento coletivo será mantida. “Não conseguimos fazer essa previsão. Neste momento, temos que fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), serviço essencial prestado à comunidade de Minas Gerais. Estamos acompanhando os boletins emitidos pelas autoridades de saúde do estado e do governo federal e contamos com suporte de nossos especialistas, que estão entre os principais pesquisadores do Brasil. Torcemos para que as consequências da pandemia possam ser atenuadas pelas medidas preventivas que estamos adotando, mas temos que agir com responsabilidade, agilidade e nos prepararmos para um cenário crítico”, explica Sandra Goulart.

A campanha de financiamento coletivo conta ainda com o apoio institucional da Justiça Federal de Minas Gerais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Minas Gerais, da Associação do Ministério Público de Minas Gerais e da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais.
(Com Centro de Comunicação da UFMG