Calendário

Outubro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Capes manterá bolsas durante a crise do coronavírus

Pesquisadores e alunos que recebem bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) terão os benefícios garantidos durante a crise mundial causada pelo coronavírus.

Com 3,3 mil bolsistas em 37 países, a Capes tem orientado os pesquisadores sobre as possíveis medidas a serem tomadas em cada caso. As bolsas serão pagas até a normalização da situação. Os benefícios que se encerrariam neste mês serão prorrogados por até 60 dias. O retorno dos bolsistas ao Brasil é uma das opções oferecidas pela Coordenação.

Todos os casos fora do Brasil estão sendo analisados, e as decisões pessoais tomadas pelos pesquisadores sobre sua permanência em outros países estão sendo respeitadas. Um canal de comunicação, o Linha Direta, está à disposição dos beneficiários para esclarecer dúvidas. Até 18 de março, a Capes tinha emitido 128 passagens aéreas de retorno.

Ressarcimento
Uma das medidas adotadas é a autorização de compra pelos bolsistas, que serão ressarcidos posteriormente. Para os programas que preveem estágio ao final do período da bolsa, caso o beneficiário decida voltar ao Brasil, poderá retornar ao exterior quando a situação estiver estabilizada. A passagem de volta será de responsabilidade da Capes.

Novas viagens não estão autorizadas. As bolsas ou missões de trabalho estão suspensas e devem ser remarcadas tão logo a normalidade seja restabelecida. Aos bolsistas que ainda não viajaram, a determinação é para que aguardem o recebimento de novos termos e cartas de concessão.

( Com Capes e Centro de Comunicação da UFMG)