Calendário

Novembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

UFMG não vai adotar aulas a distância enquanto vigorarem medidas para contenção de pandemia

O ensino presencial de graduação não será substituído por aulas em meios digitais durante o período de suspensão das atividades com presença física motivada pelo esforço de combate à pandemia da doença Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

A decisão atende uma recomendação da Câmara de Graduação, que se reuniu na tarde desta quinta-feira, 19. "Os conselheiros foram unânimes em considerar que a heterogeneidade do corpo discente da UFMG não permite garantir que todos terão acesso frequente e estável aos recursos computacionais necessários para acompanhamento das atividades", informa ofício circular que acaba de ser divulgado pela Pró-reitoria de Graduação e assinado pela pró-reitora Benigna de Oliveira e pelo pró-reitor adjunto Bruno Otávio Soares Teixeira.

De acordo com a pró-reitora, os conselheiros da Câmara ressaltaram que é de responsabilidade da UFMG a “disponibilização de ferramentas aos alunos que permitam o acompanhamento dos conteúdos ofertados bem como a realização de avaliações”, conforme disposto na Portaria 343/2020, do MEC (alterada pela Portaria 345/2020).

“Uma parcela significativa de nossas e nossos estudantes depende dos espaços acadêmicos da Universidade, que agora se encontram fechados em razão das medidas adotadas para evitar a proliferação do novo coronavírus. Não haveria como assegurar que esses alunos e alunos teriam condições adequadas para acessar atividades a distância”, destaca Benigna de Oliveira.

A pró-reitora ressalta ainda que a recomendação foi totalmente acatada pela Administração Central da UFMG. A decisão, segundo Benigna de Oliveira, estende a suspensão "às atividades avaliativas presenciais ou a distância e tarefas síncronas das disciplinas dos cursos de graduação da UFMG”.

Outras medidas
A Prograd atualizou nesta sexta, 20, outras medidas específicas. A suspensão das atividades dos cursos da área da saúde, que implicam inserção em serviços de saúde e assistência a pacientes, realizada por estudantes, está sendo decidida de forma compartilhada com os serviços da rede pública de saúde, de forma a preservar a responsabilidade social da UFMG com os campos de estágio. A recomendação é de que, caso ocorra suspensão de atividades assistenciais, isso seja feito de forma gradual e ética, com atendimento a pacientes agendados e/ou encaminhamento responsável a outro profissional.

Segundo informe da Pró-reitoria, o pagamento das bolsas para estudantes vinculados a programas de bolsas de graduação será mantido. Os planos de trabalho deverão ser adequados, conforme orientações específicas enviadas aos coordenadores, orientadores e bolsistas dos programas.

Os processos seletivos para os diversos programas de monitoria cujos editais já foram divulgados poderão ser concluídos, desde que realizados por meio virtual.

A participação em programas de mobilidade nacional dos discentes vinculados à UFMG e daqueles provenientes de outras IFES está suspensa por tempo indeterminado. Os estudantes serão assistidos pela Universidade – nos limites de sua capacidade institucional e material – e deverão avaliar criteriosamente a viabilidade do seu retorno para o estado de origem.

O Setor de Revalidação de Diplomas de Graduação realizará atendimento aos interessados apenas de forma remota. Os requerentes que necessitem buscar documentos deverão efetuar agendamento prévio pelo endereço revalidacao@prograd.ufmg.br.

Outras informações estão na página da Prograd.

Extensão
A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG publicou em seu site as medidas que visam adequar o segmento ao combate à pandemia do novo coronavírus. Além de suspender as atividades presenciais, a Proex determinou que as ações que não podem ser interrompidas sigam as recomendações de distanciamento social (espaços arejados e amplos, com poucas pessoas, cuidados de higiene).

As bolsas de extensão pagas pela Pró-reitoria serão mantidas, e os pagamentos de bolsas executados por fundações de apoio deverão seguir orientações específicas.

Eventos científicos, culturais e esportivos estão suspensos, assim como as visitas aos museus e espaços de ciência e cultura. O lançamento de novos editais previstos no cronograma da Pró-reitoria de Extensão vai aguardar a volta da situação à normalidade.

A Proex anuncia também que está organizando atividades que poderão ser desenvolvidas a distância. Propostas devem ser enviadas para o email ddc-secretaria@proex.ufmg.br.

Leia mais no site da Proex.