Calendário

Março 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Trabalho sobre caracterização de idosos em situação de rua é premiado em Congresso Internacional

O trabalho “Caracterização de idosos em situação de rua em uma metrópole brasileira”, de autoria da professora e diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, Sônia Maria Soares, e da aluna do curso de mestrado em Enfermagem Aline Figueiredo Camargo, foi premiado em 1° lugar no I Congresso Internacional da Rede Internacional de Enfermagem em Saúde do Adulto Maior (RED ESAM), realizado entre os dias 3 e 6 de março, na Universidad Católica Santo Toribio de Mogrovejo, Chiclayo/Peru.

Durante o evento, que teve como tema central “Agenda 2030: Cuidado de Enfermagem ao adulto maio em diferentes contextos para um envelhecimento saudável”, foram discutidas diferentes ações de enfermagem para o contexto de envelhecimento na América Latina.

IMG 20200310 WA0021Prêmio Marialcira Quintero Osorio - Professora Sônia e Marialcira, primeira coordenadora da RED ESAM

Segundo a professora, este trabalho teve como objetivo analisar o perfil sociodemográfico e epidemiológico de idosos que vivem em situação de rua em BeloHorizonte.

De acordo com dados da prefeitura de Belo Horizonte, os censos realizados nos últimos anos com a população em situação de rua no Brasil, explicitam o aumento gradativo de pessoas com 60 anos ou mais vivendo nas ruas dos grandes centros urbanos. “ Porém ainda não existem estudos sobre os idosos que estão em situação de rua”, ressaltou a professora Sônia.

Além de apresentar trabalho, a professora participou de mesa-redonda sobre o cuidado de enfermagem aos adultos maiores em diferentes condições de saúde.

RED ESAM
As Redes Internacionais de Enfermagem são a estratégia de articulação e cooperação técnica entre enfermeiros com o objetivo de fortalecer os sistemas nacionais de saúde e Recursos humanos em enfermagem. Baseia-se no pressuposto de que a educação dos enfermeiros, os a pesquisa e a melhoria contínua da prática constituem dimensões fundamentais para a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades de saúde dos população.