Calendário

Novembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Professores do curso de Enfermagem participam de workshop sobre EaD e funcionalidades da plataforma Moodle

Na última terça-feira, 3, o Caed promoveu edição especial do workshop “Recursos Tecnológicos na plataforma Moodle” para professores do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem.A atividade integrou a programação da XV Oficina de planejamento de ensino, evento realizado tradicionalmente no início do semestre para discutir as atividades letivas do curso de graduação.

DSC 0010Cristina Souza e Márcia Duarte e professora Eliane Palhares

Ministrado por Cristina Souza e Márcia Duarte, assessoras pedagógicas do Centro, o treinamento abordou as principais funcionalidades do ambiente virtual de aprendizagem, no qual são baseados o Minha UFMG e o Caed Virtual, e outras informações relevantes acerca da educação a distância, como as especificidades pedagógicas, planejamento de disciplinas e a regulamentação da sua oferta.

A legislação atual permite que até 40% da carga horária do percurso de cada aluno seja integralizado a distância, à exceção dos matriculados nos cursos da área de saúde e engenharias. Esse número ainda não foi regulamentado pela UFMG, que ainda reserva o percentual de até 20% para as atividades de EaD nas graduações presenciais, conforme resolução do 13/2018 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UFMG).

Na prática
O workshop incluiu uma seção prática para os professores testarem os seus conhecimentos, com a supervisão das assessoras do Caed. Além da realização de tarefas básicas, como a inclusão de arquivos e de mídias diversas, o momento também foi uma oportunidade para refletir sobre as possibilidades abertas pela modalidade e os cuidados na sua adoção.

“Muitas vezes, o professor pensa em EaD e, logo na gravação de videoaulas. É muito importante analisar a questão pedagógica antes de considerar os recursos. O melhor material é aquele que vai se adequar à sua prática”, alerta a diretora de EaD da UFMG e docente da Escola de Enfermagem, Eliane Palhares.

Uma das participantes, a professora Tânia Chianca aproveitou o treinamento para relembrar algumas das funcionalidades da plataforma. “Eu já conhecia as ferramentas e já usei há algum, mas foi muito bom poder revisar o conteúdo.”