Divulgado resultado preliminar da seleção de projetos para o Programa de Monitoria de Graduação

A Pró-reitoria de Graduação divulgou nesta quinta-feira, dia 27, o resultado preliminar da Chamada Interna Prograd 01/2019. Noventa e seis das 97 propostas submetidas foram contempladas, e 28% das bolsas foram distribuídas em atendimento à política de ações afirmativas da UFMG.

A avaliação foi realizada por um comitê designado para essa finalidade, e o resultado da análise foi aprovado pela Câmara de Graduação no dia 20 de fevereiro. Os pareceres da Câmara de Graduação poderão ser consultados pelos proponentes no Sistema de Fomento da Prograd.

O prazo para interposição de recursos será de 10 dias a partir da data de divulgação do resultado preliminar. O resultado final será anunciado a partir do sétimo dia após o término do prazo para recursos.

Objetivos
A chamada trata da seleção de projetos para o Programa de Monitoria de Graduação (PMG) para os anos de 2020 e 2021. O objetivo da iniciativa é promover a iniciação à docência dos estudantes de graduação, desenvolver estratégias para atenuar a retenção e a evasão no ensino de graduação e estimular a qualidade e inovação do processo ensino-aprendizagem.

A seleção dos bolsistas e voluntários deve ser feita até o fim do período letivo anterior ao início de suas atividades no projeto, para possibilitar que os estudantes participem do planejamento da disciplina. Excepcionalmente, porém, para o primeiro período letivo de 2020, devido à implantação do programa, a seleção deverá ser feita no início do semestre, e as bolsas deverão ser implementadas até 24 de março.

Os bolsistas terão de dedicar 12 horas semanais ao projeto, perfazendo 48 horas mensais. É desejável que os estudantes, bolsistas ou voluntários, fiquem vinculados ao projeto por, no mínimo, um período letivo completo. As ações desenvolvidas serão monitoradas e avaliadas durante a execução dos trabalhos.

Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (31) 3409-4058 e 3409-6453.

(Com Assessoria de Comunicação da Prograd)