Calendário

Novembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Disciplina on-line sobre pesquisa e ensino em saúde é ofertada neste semestre

discplina CAEDInteressados em temas como pesquisa e método de ensino poderão ampliar seus conhecimentos cursando a disciplina isolada Como ser um pesquisador em ensino médico e educação na área da Saúde, ofertada pela Faculdade de Medicina da UFMG em parceira com o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed/UFMG). O curso é oferecido na modalidade à distância, entre março e maio de 2020.

Ministrado pelo professor Cássio Ibiapina, do departamento de Pediatria, a disciplina terá carga horária de 45 horas e abordará as estratégias de ensino e de formação em ciências médicas e da saúde, visando estimular o interesse da comunidade acadêmica pela pesquisa de metodologias pedagógicas para a área.

Questões como raciocínio clínico, reflexão estruturada, estudos de casos, synapse-based learning e outros que constam no programa da disciplina, serão discutidos por meio de artigos científicos, estudos de caso e vídeo aulas, que incluirão, ainda, os registros das apresentações feitas, em formato Ted Talks, durante o encontro presencial da primeira oferta, realizado em junho do ano passado. “A nossa primeira experiência foi muito positiva. Numa consulta aos estudantes, obtivemos cerca de 90% de aprovação”, revela Cássio.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas no dia 5 de março, exclusivamente on-line. Todos os interessados nos temas da disciplina poderão se inscrever, respeitando o limite de vagas disponibilizadas.

Não há outros pré-requisitos para a participação, mas os inscritos deverão ler artigos em língua inglesa e ter entre duas e três horas semanais para se dedicar às atividades, que serão sediados na plataforma Caed Virtual, mantida pelo Caed. “É muito importante que o aluno se planeje para acessar a plataforma e acompanhar os debates, tanto para a qualidade do curso quanto para a sua formação. Na última turma, cerca de 20% dos estudantes foram reprovados por não terem tido esse cuidado”, alerta o professor.
Método inovador
A ideia para a estrutura da disciplina surgiu quando o docente frequentou o curso Principles and Practice of Clinical Research, oferecido na modalidade à distância pela Universidade de Harvard. A metodologia, que propõe a apresentação de definições científicas a partir de histórias fictícias, foi a base para o escopo do curso.

Em cada semana, os alunos vão acompanhar, junto do conteúdo teórico das videoaulas e artigos, pequenas narrativas sobre personagens e seus encontros pela região metropolitana de BH. “A discussão nos fóruns será baseada nos estudos de caso, que são apresentados numa narrativa cotidiana, a partir da qual são introduzidos conceitos de uma forma mais leve, para entreter e descansar o aluno de temas um pouco pesados”, explica o professor.

(Com Comunicação Caed/UFMG)