Novembro 2020

Reitora da UFMG participa de reunião na Escola de Enfermagem

No dia 19 de fevereiro, a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Goulart Almeida, reuniu-se com a diretora e vice-diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professoras Sônia Maria Soares e Simone Cardoso Lisboa Pereira, em uma visita à Escola, que teve como objetivo de traçar algumas metas de trabalho em relação à representação da Escola no contexto da UFMG. O tema principal da pauta foi alinhar o posicionamento da universidade frente às medidas e decretos que estão sendo apresentados pelo governo.

“Nós discutimos a conjuntura atual e o posicionamento que nós temos hoje, enquanto diretores, em relação aos principais projetos e decretos anunciados pelo governo. Como por exemplo, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), aprovada em janeiro, que estabelece uma redução dos recursos repassados pelo governo às universidades. Precisamos discutir formas de mobilização perante a esse tipo de situação que envolve o cenário sociopolítico brasileiro”, relata a diretora Sônia.

IMG 2400A reitora Sandra Goular Almeida, as diretoras Sônia Soares e Simone Lisboa, a professora Juliana Marcatto e a chefe da Divisão de Enfermagem do HC, Paula Vasconcelos

Durante a reunião também foi abordada a implantação das novas ferramentas de processos administrativos, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que tem o objetivo de promover a eficiência burocrática.

“Falamos, similarmente, das dificuldades que a Escola tem enfrentado em relação infraestrutura e a sua capacidade instalada e possíveis intervenções nos prédios atuais. Procuramos a modernização dos nossos laboratórios, contudo, no momento atual, precisamos ampliar a busca de recursos financeiros para viabilizarmos isso”, comenta a diretora Sônia.

Internacionalização
No segundo momento da reunião, foi levantada a questão da expansão da internacionalização e dos convênios internacionais da instituição. "Nós temos buscado tanto manter a capacitação dos nossos professores em universidades do exterior, como também receber alunos estrangeiros. Temos muito potencial para receber e atuar com diferentes estudantes no contexto dos nossos projetos pedagógicos”.

Integração
Foi discutida, ainda, a integração e atuação da Escola de Enfermagem junto ao Hospital das Clínicas da UFMG. Nesse momento, a enfermeira chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital das Clínicas, Paula Cristina Barcelos Vasconcelos e a professora da Escola de Enfermagem Juliana de Oliveira Marcatto participaram da reunião e discutiram a respeito dos desafios da enfermagem no cenário atual do Hospital mediante as notificações da Controladoria Geral da União.

Conclusões
A importância da visita da reitora foi fundamental para alinharmos as bases de posicionamento da universidade e diretoria e também construirmos nossas propostas de forma coletiva, integrada e afinada com a gestão universitária”, finaliza a diretora.
Redação: Vívian Mota - estagiária de jornalismo
Edição: Rosânia Felipe- Jornalista