Calendário

Novembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
20
21
22
23
24
29

Ministério da Saúde disponibilizou dicas e informações sobre o novo coronavírus

O que é o novo coronavírus?
É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Como o novo coronavírus é transmitido?
As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
gotículas de saliva;
espirro;
tosse;
catarro;
contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

coronavirus

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
Higienização das mãos
A professora do Departamento de Enfermagem Básica, Adriana Oliveira, explicou sobre a importância da higiene das mãos que deve ser feita colocando o sabão nas mãos e distribuindo por toda extensão, palma, dorso, sem esquecer dos espaços entre os dedos, abaixo das unhas, polegar, terminando no punho. "É o que chamamos de uma higiene completa e correta das mãos. Lembrando, ainda, da importância de retirar os adornos: pulseiras, anéis, aliança, para que não haja obstáculos. A importância da higiene dessa forma completa significa a remoção de sujidades e partícula de células mortas, que vão favorecer para evitar a disseminação de microrganismos e de doenças potencialmente infecciosas como o coronavírus", relatou.

Confira todas as informações no site do Ministério da Saúde.