Calendário

Novembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Requerimento de revisão de desligamento agora é on-line

WhatsApp Image 2020 02 20 at 09.59.18A partir deste ano, os requerimentos de revisão de desligamento e de transformação de matrículas regulares em matrículas isoladas para estudantes de graduação deverão ser encaminhados por meio do Siga. Isso significa que não haverá mais a necessidade de protocolo presencial de documentos pelos estudantes nas secretarias de colegiados. A exceção será para pedidos extemporâneos e requerimentos de reconsideração ou recurso, no caso de indeferimento da solicitação de revisão de desligamento.

“Essas mudanças estão inseridas em projeto maior de substituição de processos físicos por eletrônicos. Hoje, já estão disponibilizados on-line, entre outros, os requerimentos de trancamento total e parcial de matrícula, desistência formal e continuidade de estudos”, comenta o professor Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor adjunto de Graduação. Para facilitar a familiarização do estudante com esses novos recursos, a Coordenação de Sistemas Acadêmicos (CSA) elaborou roteiros com instruções detalhadas sobre os procedimentos.

Prazos
Será de 10 dias corridos após o início do período letivo a data-limite para envio dos requerimentos on-line de revisão de desligamento para os estudantes desligados por Rendimento Semestral Global (RGS)/Nota Semestral Global (NSG) insuficiente, infrequência, Tempo Máximo de Integralização Atribuído (TMIR) e para aqueles que não atingirem os marcos intermediários de integralização definidos nos incisos I e II do artigo 87 das Normas Gerais de Graduação. No caso deste semestre, o prazo se esgota no dia 12 de março.

Para os estudantes desligados por não terem efetuado a matrícula, a data-limite para encaminhar o requerimento será de 10 dias corridos após o envio do comunicado de desligamento, que ocorrerá no início de abril.

É facultado aos estudantes em processo de desligamento solicitar a transformação de matrícula regular em isolada enquanto aguardam o julgamento de sua revisão de desligamento. As condições para se fazer essa solicitação podem ser consultadas no informativo do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). Mais informações podem ser obtidas nos colegiados de curso ou pelo site do DRCA.
(Com Centro de Comunicação da UFMG)