Calendário

Novembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Alunas e professoras de Nutrição promovem oficina para pacientes do HC com dicas de alimentação no verão

Oficina alimentação HCNesta quarta-feira, 22 de janeiro, pacientes e familiares do serviço de Reabilitação Cardiovascular do Instituto Jenny de Andrade Faria, Hospital das Clínicas, receberam dicas para uma escolha consciente de alimentos mais saudáveis e benéficos à saúde no verão. A atividade faz parte do projeto de extensão “Atenção nutricional para pacientes em reabilitação cardiovascular e metabólica”, coordenado pela professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Camila Kümmel Duarte.

De acordo com a professora, os objetivos da oficina foram aprofundar o conhecimento sobre a importância e os benefícios de uma alimentação saudável; discutir os determinantes das escolhas alimentares e suas consequências para a saúde; conscientizar sobre a importância do conhecimento dos processos aos quais os alimentos são submetidos; ressaltar a importância da hidratação nesta estação e ao longo de todo o ano; apresentar dicas e receitas de opções saudáveis a serem consumidas no verão e subsidiar informações que garantam a autonomia para melhores escolhas alimentares.

As estudantes do curso de Nutrição Ana Clara Barbosa, Luciana de Abreu Silva, Maria Izabel Fortes, Mariana Silveira e renara Júlia da Costa e a professora substitura Adriane Moreira, realizaram uma roda de conversa com questionamento dos participantes sobre suas escolhas alimentares e as consequências para a sua saúde, dinâmica de exposição da composição dos alimentos mais consumidos no período do verão e quais seus riscos à saúde, utilizando de imagens e uma “caixa mágica” onde o alimento entra em seu estado de consumo e saem as quantidades de açúcar, gordura e sódio contidas nos alimentos.

“O Verão é uma estação caracterizada pelas temperaturas altas, e sensações térmicas ainda elevadas, assim, buscamos alimentos que nos refresquem como: Salada de frutas com leite condensado, Chup-chup de suco em pó, Gelatina, Refrigerantes, Sucos artificiais (em pó, garrafas, caixinhas), Sorvetes, Açaí com xarope de guaraná e acréscimos de mel, leite em pó, granola com açúcar e Bebidas isotônicas (Gatorade). Como também é uma época de férias, os horários tendem a ficar mais confusos e a alimentação costuma ser deixada de lado. Este é um erro grave, onde as pessoas priorizam a praticidade e optam por alimentos de baixa qualidade nutricional, muito maléficos à saúde. Pensando nisso, vamos falar sobre os alimentos mais consumidos nesta época do ano e a composição de cada um deles. Além disso apresentamos dicas e receitas de opções saudáveis em substituição”, explicou Luciana Silva.

DSC 0925Aires (ao centro) conferindo a quatidade de açúcar de alguns alimentos

Aires Guiducci tem 75 anos, faz acompanhamento no Jenny Faria e afirmou que a oficina foi muito produtiva. "A saúde não está em comer muito e, sim, com equilíbrio. Já faço isso diariamente com uma alimentação mais saudável. Foi maravilhoso poder participar dessa atividade, aprendi ainda mais", destacou.