Calendário

Janeiro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Programas da UFMG apoiam pesquisas de docentes novatos e atividades da rede de museus

Duas iniciativas de fomento da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) estão com editais abertos até o fim deste mês. O Programa institucional de auxílio à pesquisa de docentes recém-contratados pela UFMG concede apoio financeiro para desenvolvimento de projetos de pesquisa por docentes que tenham ingressado no quadro permanente da Universidade a partir de 2017. O edital contempla materiais permanente e de consumo, serviços de terceiros (pessoa jurídica) ou até duas bolsas de iniciação científica (BIC).

Para se candidatar, o docente deve ser coordenador de projeto de pesquisa. As inscrições terminam às 16h do dia 21 de janeiro e devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário de proposta on-line disponível no Sistema de Fomento da PRPq. O recurso financeiro disponibilizado para cada proposta será de, no máximo, R$ 9,6 mil. Outras informações estão disponíveis no edital.

Iniciação científica e extensão
A outra iniciativa com inscrições abertas é o Programa institucional de bolsas de iniciação científica em interface com a extensão para a Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG. Trata-se de parceria da PRPq com a Pró-reitoria de Extensão (Proex), que visa, entre outros objetivos, estimular docentes da UFMG a incorporar estudantes da graduação em seus trabalhos. Para isso, o programa está recebendo inscrições de professores efetivos para orientar bolsistas de iniciação científica.

Os projetos deverão estar obrigatoriamente vinculados a programas ou projetos de extensão registrados no Sistema de Informação da Extensão (Siex UFMG), com status ativo, e abordar as áreas temáticas relacionadas no edital. Apenas espaços já vinculados à Rede de Museus da UFMG podem ser contemplados, e será concedida uma bolsa por orientador. As inscrições devem ser feitas até as 16h de 23 de janeiro, também pelo Sistema de Fomento da PRPq. Outras informações estão disponíveis no edital.
(Com Centro de Comunicação da UFMG)