Calendário

Janeiro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Projeto de Extensão Cuidarte combina informação e saúde em programa de rádio

Atuar, pela via da informação radiofônica, na promoção da saúde da população e na prevenção de agravos à saúde. Esse é um dos objetivos do Projeto de Extensão Cuidarte, iniciativa de alunas do Curso de Enfermagem da UFMG que, em abril de 2009, firmou parceria com a Rádio UFMG Educativa para a realização de programas com o propósito de conscientizar à população ao cuidado com a saúde. Atualmente, o programa é apresentado de 2ª a 6ª feira, às 14h, com reprise às 17h30, e possui dois minutos de duração. São abordados temas como a saúde nos ciclos da vida, saúde mental, políticas públicas de saúde, meio ambiente, utilidade pública, dentre outros.

cuidarte2As professoras Annette Souza e Miguir Donoso com as alunas da primeira turma do Cuidarte

O Cuidarte é produzido pelos estudantes com a supervisão de profissionais da Rádio UFMG Educativa e do programa Saúde com Ciência, da Faculdade de Medicina da UFMG, e orientação das professoras Miguir Terezinha Vieccelli Donoso e Célia Maria de Oliveira, do Departamento de Enfermagem Básica. O impacto na formação dos alunos envolvidos na produção dos programas ocorre pelo desenvolvimento da habilidade de sintetizar as informações e torná-las inteligíveis na linguagem radiofônica, exercitando a escrita e a pesquisa em fontes de dados relacionados à saúde da população, além de incentivar a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento.

“A educação em saúde é uma área de atuação do enfermeiro que a cada dia é mais significativa no cuidado à saúde da população, tornando este profissional responsável pelo que difunde, seja por qual meio for. Outro ponto relevante é a interdisciplinaridade na metodologia utilizada. Esta vivência tem sido importante para os alunos e docentes, uma vez que acena para a compreensão de que as ações de promoção de saúde requerem um pensamento interdisciplinar”, explicou a professora Miguir.

1750 programas já foram ao ar na Rádio Educativa e o seu alcance expandiu para o Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima, onde os spots são reproduzidos na sala de espera dos pacientes, e para a Rádio SINPRO (Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais).