Campus Saúde promove formatura da 1ª turma da Brigada Integrada de Prevenção e Combate a Princípio de Incêndio

No dia 1º de julho de 2016, foi realizada a cerimônia de formatura da 1ª Brigada Integrada de Prevenção e Combate a Princípio de Incêndio do Campus Saúde da UFMG. Professores, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados compareceram ao Auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG para receberem o diploma de conclusão do curso, que teve como objetivo proporcionar conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento, extinção de princípios de incêndio, abandono de local e técnicas de primeiros socorros
A vice-diretora da EEUFMG e presidente em exercício da Comissão Permanente do Campus Saúde, professora Sônia Maria Soares, afirmou ter aceitado o convite de formação da 1ª Brigada com muita alegria. “É importante que tenhamos uma equipe preparada para o combate de incêndio dentro da instituição. Isso nos dá mais segurança. Mas a prevenção precisa estar sempre presente no cotidiano institucional”.

formatura BrigadaA formatura aconteceu no auditório Maria Sinno da EEUFMG

Geralda Magalhães, diretora de ensino do Centro Profissionalizante de Bombeiro Civil Minas Gerais (CPBC-MG), destacou a importância de integrar o Campus Saúde na formação da Brigada. “Mesmo se tratando de edificações distintas, em um momento de sinistro, uma unidade pode ajudar a outra. Quanto mais brigadistas houver aqui no Campus, a comunidade acadêmica só tem a ganhar. Um ajuda a preservar o que o outro tem de melhor, que é a vida e o patrimônio”. Geralda avaliou de forma positiva a participação dos alunos. “O curso foi um momento de muitas descobertas. Alguns participantes, por exemplo, não conheciam determinadas estruturas do Campus. Espero que, daqui pra frente, haja mais simulados e palestras de conscientização”.
Edward Brandão Alves, da Seção de Patrimônio, acredita na necessidade de informar e treinar as pessoas para o enfrentamento de situações emergenciais. “Todos nós estamos sujeitos a acidentes que podem ocasionar em incêndios. Precisamos estar preparados para enfrentá-los e sermos úteis. Como 1ª Brigada Integrada, cresceremos em conhecimento e eficiência ao compartilharmos, no dia a dia, nossas experiências, necessidades e ideias.”

edwardEdward Brandão nas aulas práticas do curso

Edward destaca também que, depois do curso, está mais atento aos caminhos por onde anda, seja percorrendo um simples corredor ou ocupando um pequeno lugar num grande teatro. “Agora que conheço os fundamentos da segurança contra incêndios e primeiros socorros, sempre observo a atenção que foi dedicada em relação a minha segurança e a de todos que utilizam o espaço e como poderei ser útil caso seja necessário”.
Marcos Barbosa, responsável pelo setor de Serviços Gerais, ficou muito satisfeito com o curso. “Durante essa formação, foi possível aprender técnicas que serão muito úteis em situações de incêndio, não somente dentro da instituição. As aulas tiveram um caráter muito prático e me sinto mais preparado”.

marcosMarcos Barbora e Geralda Magalhães, diretora de ensino do CPBC-MG