Calendário

Janeiro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Ligantes da LISAE promovem ações de conscientização em saúde para os homens

Neste mês de combate ao câncer de próstata, alunos da Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem (LISAE) promoveram na Praça Hugo Werneck, na região hospitalar de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira, 26, ações com os objetivos de estimular o autocuidado, a adesão dos homens aos serviços de prevenção e promoção da saúde; discutir sobre os fatores de risco para o câncer de próstata e fornecer informações sobre rastreio e detecção precoce do câncer.

Novembro Azul LISAEDurante a atividade, as pessoas que circulavam pela região hospitalar puderam aferir pressão arterial, glicemia capilar e frequência cardíaca, dialogaram sobre os principais fatores de risco para o câncer de próstata bem como o rastreio e detecção precoce.

Raimundo Nonato Soares, de 69 anos, participou da ação e destacou a importância. “É uma excelente oportunidade para a população atividades como essa. Faço acompanhamento no médico com frequência, a saúde é o maior tesouro que temos”.

Adair Luiz de Souza, 67, ressaltou que faz prevenção anual há 15 anos e está sempre atento à saúde. “Sou diabético e cuido muito da minha saúde. Essa ação promovida por esses alunos foi espetacular, aferi minha pressão arterial, glicemia e ainda pude conversar mais sobre o câncer de próstata”.

A ligante Raíssa Camargos ressaltou a importância dessa iniciativa. “Esse ano a LISAE-UFMG se organizou para oferecer ao público masculino a aferição de pressão arterial, glicemia capilar e frequência cardíaca como estratégia de atrai-lo para conversar sobre saúde e câncer de próstata. Isso funcionou muito bem, recebemos homens de faixas-etárias e estilos de vida variados, e todos os alunos presentes tiveram a oportunidade de praticar educação em saúde, bem como treinar suas habilidades técnicas. Além disso, essa ação de conscientização também permite aproximar a população das atividades que se originam dentro da universidade”.

LISAE
A LISAE-UFMG é orientada pelas professoras Tânia Chianca e Luciana da Mata e atualmente conta com os alunos do curso de Enfermagem da UFMG Raíssa Camargos,  Fabio Aguiar, Paula Motter, Guilherme Calhau,
Junia Oliveira, Gisele Silva, Pollyana Ribeiro, Natalia Rodrigues, Ana Luiza Silva, Biannka dos Santos, Ariádne Lara, Leticia Zara e Micaella Costa, e da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Débora Ribeiro, Letícia Gabriella, Isabela Alves, Thalita Cutrim e Letícia Ribeiro.

O principal objetivo da liga é propiciar ao estudante de enfermagem uma visão mais abrangente da SAE, considerando aspectos políticos, organizativos e culturais. As discussões promovidas pela Liga de Sistematização da Assistência em Enfermagem da UFMG permitem a formação de um raciocínio clínico pelo aluno, o esclarecimento de dúvidas e o aprimoramento de técnicas e conhecimentos necessários para a implementação da SAE.