Calendário

Novembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Trabalho sobre saúde do idoso recebe menção honrosa no Congresso Brasileiro de Enfermagem

sonia cbenO trabalho “Cuidar...Cuidando-se! Atenção à Saúde do Idoso: Medicamento é coisa séria!” recebeu menção honrosa na I Mostra Nacional de Experiências de Enfermagem Gerontológica, eixo extensão, durante o 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEN) 12ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica e 5º Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem, realizados em Manaus, de 11 a 14 de novembro.

O trabalho, de autoria da professora e diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, Sônia Maria Soares, da mestranda em Enfermagem Daiana Muniz Costa e das estudantes do curso de graduação em Enfermagem, Isis Laila Oliveira Santana e Raquel Freire Santos teve como objetivo desenvolver tecnologia educativa para o cuidado de enfermagem com idosos em uso de polifarmácia.

Ao indissociabilizar a pesquisa e a extensão, o Projeto possibilitou a inserção de alunos de graduação em um ambiente ambulatorial, o que garantiu a interação da pessoa idosa com foco na interdisciplinaridade. Trata-se de uma contribuição para a Enfermagem Gerontológica, com a finalidade de promover a prática baseada em evidências no cuidado à pessoa idosa.

Congresso
Além da professora Sônia Soares, a Escola de Enfermagem da UFMG foi representada no 71º CBEn pelos professores Francisco Carlos Félix Lana, Kênia Lara Silva, Maria Odete Pereira e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação. A programação científica foi orientada pelo tema central “Enfermagem e os sentidos da Equidade” com três eixos temáticos: Desafios para uma prática com justiça social e sustentabilidade ambiental; Desafio para uma pratica com justiça social e grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, geração, raça/etnias e intercultura, e Desafios para a produção do cuidado de enfermagem a pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade.