Calendário

Novembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Internato Rural de Nutrição promove Feira Agroecológica no campus saúde da UFMG

O campus Saúde da UFMG receberá nos meses de novembro (22 e 29) e dezembro (6 e 13), de 10 às 14 horas, uma Feira Agroecológica que contará com a participação de produtores vinculados à Associação de Agricultores Agroecológicos e Biodinâmicos da Serra do Rola Moça (AABD- Rola Moça). A atividade faz parte de um Projeto de Extensão vinculado à disciplina Estágio Supervisionado em Internato Rural do Curso de Nutrição.

De acordo com o Coordenador do Internato Rural de Nutrição, professor José Divino Lopes Filho, a Feira, que acontecerá na praça em frente a Escola de Enfermagem da UFMG, irá estimular o consumo de frutas, verduras e legumes provenientes da produção agroecológica, promover reflexões sobre o uso de agrotóxicos na produção de alimentos e propiciar a incorporação de novos conhecimentos no debate sobre promoção da alimentação adequada e saudável.

hortaliças ibirite

“O projeto Feira Agroecológica alinha-se com outras experiências nacionais de feiras agroecológicas em espaços das instituições públicas de ensino superior no Brasil, tais como: UFBA, UERJ, UFRJ, UFPA, UFRGS, UFLA, além da feira da UFMG do Campus Pampulha. Será um espaço para que os frequentadores do Campus Saúde não apenas tenham acesso a alimentos saudáveis, mas também tenham a oportunidade de se informar sobre as práticas de produção de alimentos e seus impactos sobre o meio ambiente e a saúde”, explicou o professor.

Ainda de acordo com Divino, inicialmente a Feira contará com a participação dos produtores parceiros do internato rural do município de Ibirité, mas, futuramente, agricultores dos outros municípios parceiros do internato rural como Conceição do Mato Dentro, Santana do Riacho e Pains também farão parte.

Alimentos orgânicos
A AABD produz uma variedade de alimentos orgânicos, são eles: abóbora, açafrão, acerola, agrião, alface americano, alface crespa, alface roxa, alho nirá, alho poró, almeirão branco, almeirão chicória, almeirão roxo, banana caturra, banana marmelo, banana prata, batata doce, berinjela, beterraba, brócolis, cebolão, cebolinha, cenourinha, chuchu, cidreira , couve, espinafre, folha batata doce, funcho, hortelã, jiló, macaé, mamão, mandioca, melissa, mostarda, peixinho, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, rúcula, salsa, serralha, taioba, tanchagem , tomate cereja , além de mel. Desta lista, a AABD comercializará na Feira Agroecológica as variedades que estiveram em período de produção.