Calendário

Outubro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Professor Renato Lima ministra palestra sobre Saúde Única

Saúde Única foi tema de mais uma edição do ciclo de debates da Pós-graduação em Enfermagem ministrado pelo professor titular da Escola de Veterinária da UFMG, Renato Lima Santos, nesta quarta-feira, 13 de novembro. A atividade integra a disciplina Saúde Global, organizada pelos professores Andréa Gazzinelli e Ed Wilson Vieira e os Pós-doutorandos Gisele Nepomuceno de Andrade e Leonardo Ferreira Matoso.

renato limaRenato destacou que a saúde única, conhecida internacionalmente como “One Health”, une a saúde humana, animal e ambiental como aspectos indissociáveis da saúde. “Um percentual muito grande das doenças que nos afeta são originárias de animais, ou seja, as doenças zoonóticas”, explicou.

Renato relatou que frequentemente somos expostos a agentes potencialmente nocivos que têm como origem os animais domésticos ou eventualmente os selvagens. “Um exemplo é o surto recente de Febre Amarela, cuja origem foi em primatas não humanos, silvestres. Além disso, a saúde única se preocupa também com a condição ambiental, uma vez que alterações no ambiente tem grande impacto tanto na saúde animal, quanto na humana”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a abordagem da Saúde Única exige a participação de múltiplos setores para a definição e implementação de estratégias, programas, políticas, e pesquisas para alcançar melhores resultados para a saúde pública como, por exemplo, redução dos riscos emergenciais e disseminação de doenças infecciosas.

O professor concluiu que o conceito de Saúde Única e sua relevância é óbvia, mas os investimentos ainda são restritos. Os diversos profissionais da área da saúde têm papel central no contexto de saúde única e os desafios para a medicina de conservação decorrentes das alterações ambientais são crescentes.