Calendário

Novembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
20
21
22
23
24
29

Pesquisa analisa opções de restaurantes em aplicativos de delivery

DELIVERY UFMGA alimentação é a terceira despesa que mais pesa no orçamento familiar no país. Os gastos com refeições fora do domicilio foram de 24,1% para 32,8%, segundo o IBGE, isso prova que o brasileiro tem optado pela compra de alimentos prontos, de consumo rápido, inclusive os entregues por meio de serviço de delivery. Foi pensando nisso que o Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (GEPPAAS) da UFMG fez uma análise dos dois maiores aplicativos de delivery de comida para avaliar as ofertas e verificar a existência de opções saudáveis

Ao todo, 370 restaurantes belorizontinos tiveram suas opções estudadas. A pesquisa destaca que as bebidas ultraprocessadas são vendidas em quase 80% dos estabelecimentos, os lanches ultraprocessados em 38% deles e produtos de sorveteria em 33%. Por outro lado, refeições com predominância de legumes e verduras são encontradas em menos de 16% dos restaurantes e, em relação às frutas, apenas 4% deles tinham a opção.

Essa investigação apontou que essa alternativa de alimentação pode ser um importante fator contribuinte para o ambiente obesogênico. É possível comer algo saudável mesmo pedindo pelos aplicativos. Porém, é preciso se dedicar um pouco mais para encontrar um prato equilibrado, já que eles se encontram em minoria nas opções.

A TV UFMG produziu um vídeo que apresenta mais dados sobre a pesquisa.