Calendário

Setembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Médico Carlos Starling participa de ciclo de debates sobre Sepse e resistência microbiana nesta quarta-feira

Carlos StarlingSepse e Resistência Microbiana: um Problema Secular. Teremos Futuro? Esse é o tema da palestra que será ministrada pelo médico infectologista e coordenador dos Serviços de Epidemiologia e Controle de Infecções Hospitalares dos Hospitais Vera Cruz, Lifecenter, Baleia, Hospital da Mulher e Maternidade Santa Fé e Hospital de Olhos Rui Marinho, Carlos Starling, na próxima quarta-feira, 6, às 14 horas no Auditório Laís Netto da Escola de Enfermagem da UFMG.

A resistência microbiana é uma das mais graves ameaças à saúde global e, por isso, o tema é de alta prioridade para a Organização Mundial da Saúde. O problema é decorrente, dentre outros fatores, da ocorrência de mutações, do uso indiscriminado e inadequado dos antimicrobianos, não só na saúde humana, mas também na saúde animal. No mesmo sentido, a sepse é um problema mortal no país, onde 65% dos casos morrem, enquanto a média mundial está em torno de 30-40%. O impacto da resistência antimicrobiana e da sepse vai além do aumento dos riscos de saúde e abrange, também, perdas econômicas devido à redução de produtividade causada por doença (nas pessoas e animais) e aos custos mais elevados de tratamentos.

O evento é oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG e integra a disciplina Saúde Global. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia anterior ao evento por e-mail: cenex@enf.ufmg.br ou telefone (31) 3409-9831