Calendário

Setembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Trabalho de doutorandas é premiado em jornadas de jovens pesquisadores

As doutorandas em Enfermagem Laura Barbosa Nunes e Jéssica Santos, orientandas da professora Heloísa de Carvalho Torres, tiveram trabalho premiado no tema Atenção Primária à Saúde, intitulado “Protocolo I-SMART- Plano inteligente na intervenção telefônica orientada para as práticas de autocuidado em Diabetes Mellitus Tipo 2 na Atenção Primária”, nas XXVII Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidade do Grupo Montevidéu-AUGM, realizadas de 23 a 25 de outubro na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

apresentação lauraDe acordo com as alunas, é um estudo transversal, financiado pelo CNPQ e FAPEMIG, realizado com 71 usuários com diabetes mellitus tipo 2 participantes da intervenção telefônica e vinculados a cinco Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais. O protocolo I-SMART - Meu plano inteligente é composto por seis domínios tais como: motivação, especificação, esforço, alcance, importância e tempo; e 11 questões.

Verificou-se no trabalho que a média de idade dos participantes foi de 62 anos. A maioria era do sexo feminino (63,8%). O domínio prevalente foi a motivação que apresentou como prioridade o seguimento do plano a alimentar (56,3%). “O protocolo I-SMART orientado para as práticas de autocuidado em diabetes favorece o desenvolvimento do plano de cuidados com metas de curto prazo”, concluiu Laura.

O trabalho, premiado na modalidade oral, fazer parte do Núcleo de Pesquisa em Gestão, Educação e Avaliação em Saúde (NUGEAS) e do projeto Empoder@.