Calendário

Setembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Cursos de Enfermagem e Nutrição da EEUFMG são classificados como os melhores do Brasil

ruf 1
Os cursos de Enfermagem e Nutrição da EEUFMG destacaram-se novamente entre os melhores do país, segundo o Ranking Universitário Folha 2019, divulgado nesta segunda-feira, 7de outubro, pelo jornal Folha de S.Paulo. Enfermagem manteve-se no pódio da avaliação em primeiro lugar na posição geral e nos quesitos Avaliação de Mercado e Qualidade de Ensino. O curso de Nutrição subiu para o segundo lugar tanto na classificação geral, quanto nos itens Avaliação de Mercado e Qualidade de Ensino. O curso de Gestão de Serviços de Saúde, criado em 2009, ainda não foi avaliado.

A diretora da Escola de Enfermagem, professora Sônia Maria Soares ressaltou a importância dessa avaliação no contexto atual. “Estar entre os melhores cursos do país envolve o trabalho coletivo e empenho contínuo de docentes, técnico-administrativos e estudantes. Ao mesmo tempo estes resultados trazem mais responsabilidade e compromisso no cumprimento da nossa missão e defesa dos nossos valores”.

O bom desempenho dos cursos da UFMG também foi evidenciado no ranking RUF, que, além de examinar o desempenho global da instituição, avaliou 39 cursos superiores. Nessa análise, 25 dos 39 cursos avaliados (64% do total) figuram entre os três melhores do País.

A dimensão Ensino, que tem peso de 32% no total da pontuação, é composta de quatro critérios: opinião de docentes do ensino superior, índice de professores com doutorado e mestrado, percentual de docentes em regime de dedicação integral ou parcial e resultado no Enade. Neste último item, a UFMG foi a única instituição do Brasil a alcançar nota máxima.

UFMG mantém liderança
O elevado índice de professores com doutorado e com dedicação integral e o desempenho dos seus alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) são alguns fatores que fazem o ensino da UFMG figurar, pela sexta vez consecutiva, como o melhor do país entre as universidades públicas e privadas avaliadas no Ranking Universitário Folha (RUF).

Na classificação geral, a UFMG ficou em quarto lugar, com pontuação de 96,72, atrás da USP, da Unicamp e da UFRJ. Desde que o ranking foi criado, em 2012, a UFMG sempre esteve entre as quatro melhores do País. Além disso, a Universidade foi classificada como a segunda melhor do Brasil em Mercado, conforme avaliação feita por empregadores de todo país. A Instituição também se destaca nas outras dimensões: Inovação (5º lugar), Pesquisa (7º) e Internacionalização (11º).

Nesta oitava edição anual, o Ranking Universitário Folha (RUF) classificou 197 universidades do país com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Instituto Datafolha.

“Esse resultado é motivo de muita satisfação, pois mostra que estamos cumprindo bem a nossa missão”, avalia a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. Ela lembra que, apesar das diferenças de metodologias, a UFMG aparece sempre muito bem posicionada em rankings internacionais e avaliações institucionais. Na mais recente, a do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018, a UFMG teve oito cursos de graduação com nota máxima (5) e quatro com nota (4) entre os 12 cursos de graduação avaliados.

Já o ranking da revista britânica Times Higher Education (THE), divulgado no mês passado, reafirmou a UFMG como a terceira melhor universidade brasileira, a mais bem colocada entre as federais. De acordo com a classificação, a UFMG figura na faixa 600-800 das melhores universidades do mundo.

Apesar do bom desempenho nessas avaliações, a reitora ressalva que a UFMG não trabalha em função de rankings. “Trabalhamos, sim, para continuarmos sendo cada vez mais referência em ensino, pesquisa e extensão”, pontua Sandra Goulart Almeida.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)