Calendário

Outubro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Fake news: o poder da mentira bem contada é o tema do UFMG Talks de outubro

A nova edição do projeto UFMG Talks, com o tema Fake news: o poder da mentira bem contada, acontecerá no dia 9 de outubro, às 19h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, 450, Funcionários, Belo Horizonte. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos na bilheteria no dia do evento, a partir das 18h, sujeito à lotação.

Apresentadas sob a forma de notícias, informações tendenciosas se espalham em velocidade cada vez maior pelas redes sociais e já interferem no cenário político, na saúde pública e até mesmo na credibilidade das pesquisas científicas. São as chamadas fake news, termo eleito a expressão do ano em 2017, devido ao súbito aumento da sua utilização. As notícias falsas se espalham rapidamente pelas mídias digitais, geram crises em diversos setores e ameaçam a democracia.

Para debater esse tema, o UFMG Talks contará com a presença dos professores da UFMG Fabrício Benevenuto, do Departamento de Ciência da Computação, e Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social. Ao abordarem as pesquisas desenvolvidas na Universidade, eles discutirão quais as melhores práticas e estratégias a serem adotadas para enfrentar esse problema e distinguir informações falsas de conteúdos confiáveis.

Após uma breve apresentação de cada professor, o encontro abre o debate para o público, que participa por meio de perguntas enviadas pelo WhatsApp. A proposta é convidar o público para uma conversa informal e dinâmica com pesquisadores e professores da UFMG.

Já foram abordados os seguintes temas no UFMG Talks: Quem somos nós, os brasileiros?, Nanotecnologia: o admirável mundo invisível, Inteligência artificial: da ficção científica ao cotidiano e Vacinas: imunizar por quê?.

Idealizado pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq / UFMG) e realizado em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom / UFMG), com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), o UFMG Talks mostra como a ciência produzida na UFMG está presente no dia a dia das pessoas. Todos os meses, temas de relevância e interesse estão na agenda do CCBB, por meio desse projeto.

Os convidados
Fabrício Benevenuto é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, desenvolve projetos de medição e modelagem do comportamento de usuários nas redes sociais on-line. Cursou graduação (2004), mestrado (2006) e doutorado (2010) em ciência da computação na UFMG. Em 2011, recebeu o prêmio Capes de Teses. Participa de importantes eventos relacionados à web, como as conferências WWW, Sigir, KDD, WSDM e ICWSM. É coordenador do Projeto Eleições Sem Fake, que tem como ferramenta o Monitor de Whatsapp.
Benevenuto foi pesquisador visitante no HP Research Labs em Palo Alto, nos Estados Unidos, e no Instituto Max Planck, na Alemanha, onde recebeu bolsa da Humboldt Foundation.

Geane Alzamora é professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e atua nas áreas de semiótica e teorias do jornalismo, com foco na dinâmica transmídia, na rede intermídia e no jornalismo multiplataforma. Graduou-se em comunicação social com habilitação em jornalismo pela PUC Minas (1990) e cursou mestrado (1996) e doutorado (2005) em comunicação e semiótica na PUC-SP.

Fez estágio doutoral (2003-2004) na Universität Kassel, na Alemanha, e cursou o pós-doutorado (2014-2015) na Universitat Pompeu Fabra, na Espanha. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon), vinculado ao Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) da UFMG.

Mais informações pelo site https://www.ufmg.br/prpq/ufmgtalks/

(Com Centro de Comunicação da UFMG)