Calendário

Outubro 2022
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Setembro Verde: Seminário sobre doação de órgãos

setembro verdeEm comemoração ao Setembro Verde, mês de conscientização da importância da doação de órgãos, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HC-UFMG realizará, no dia 25 de setembro, o “IV Seminário sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”. O evento acontecerá no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Prof. Alfredo Balena, 110 – Santa Efigênia), das 13h30 às 18h15, e emissão de certificado. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link.

A programação contará com duas palestras e duas mesas redondas com médicos de diversas áreas do HC-UFMG, que buscarão compartilhar conhecimentos sobre a morte encefálica e o processo de doação de órgãos e tecidos. O objetivo do seminário, que é promovido anualmente, é compartilhar conhecimento sobre o assunto, garantindo aos profissionais envolvidos no processo de doação e retirada de órgãos segurança para lidar com o procedimento.

Poderão se inscrever médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, residentes e estagiários do HC-UFMG, profissionais da CIHDOTT na Região Metropolitana de Belo Horizonte e alunos de graduação e pós-graduação da UFMG na área da saúde.

Para mais informações: cihdott@hc.ufmg.br ou 3409-9495 (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante).

Ações
Além do “IV Seminário sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”, o Setembro Verde terá outras ações no Hospital das Clínicas da UFMG. No dia 21, acontecerá a 7ª edição da “Caminhantes – Caminhada pelos Transplantes”, das 9h às 12h, na Praça da Assembleia. O evento contará com a participação de pacientes transplantados e em lista de espera, de seus familiares e amigos, equipes médicas transplantadoras e assistenciais e de cidadãos mineiros.

Profissionais de saúde e residentes do HC-UFMG interessados na temática poderão se capacitar por meio da web aula “História, Evolução e Organização dos Transplantes”, ministrada pelo professor Charles Simão Filho, que em breve estará disponível no site do Centro de Telessaúde do HC.

Também está disponível na mesma plataforma o vídeo-curso “Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes no HC-UFMG”, relançado neste mês pela CIHDOTT.

(Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)