Calendário

Novembro 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Caminhada pela doação de órgãos vai promover mobilização e conscientização

Caminhantes CartazDoar órgãos é um ato de solidariedade que oferece ao próximo a esperança para recomeçar. Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh irá realizar, no dia 21 de setembro, das 9h às 12h, na Praça da Assembleia, a sétima edição da “Caminhantes – Caminhada pelos Transplantes”. Com o objetivo de mobilizar a população e incentivar a divulgação e conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, o evento é uma forma de chamar a atenção para esse assunto tão relevante. Atualmente, o HC realiza transplantes de fígado, coração, medula óssea, rim e córnea.

Realizado desde 2010, o evento tem a participação de pacientes transplantados e em lista de espera, de seus familiares e amigos, equipes médicas transplantadoras e assistenciais e de cidadãos mineiros. Além da caminhada, o evento contará com uma estrutura de estandes montados com prestação de vários serviços à comunidade (medição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre nutrição, esclarecimentos sobre doação de órgãos), além de apresentações de música e dança.

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o país são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Os pacientes recebem pela rede pública de saúde assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

(Com Assessoria de Comunicação do HC)