Agosto 2020

Criação do Departamento de Gestão em Saúde é aprovada por unanimidade no Conselho Universitário

Na última terça-feira, 27 de agosto, foi aprovada por unanimidade no Conselho Universitário da UFMG a criação do Departamento de Gestão em Saúde (GES).

A diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Sônia Maria Soares, esteve na reunião e comentou sobre a importância da aprovação da criação deste Departamento. “Foi com grande alegria que recebemos o parecer favorável sobre a criação do curso de Gestão de Serviços de Saúde. Um departamento é criado com o objetivo de fortalecer um grupo que tem propósitos comuns em relação ao ensino, pesquisa e extensão com ofertas de atividades acadêmicas curriculares. É um curso que veio do REUNI, em 2009 e é uma experiência de muito sucesso”. Sônia destacou, ainda, que a criação do departamento é um percurso longo, que iniciou em 2017 e vem consolidar todo o processo construído por docentes, alunos e egressos. “É uma conquista, um desafio e algo que demonstra a maturidade de um grupo. Vamos trabalhar juntos para que outras conquistas surjam no caminho”, ressaltou.

A professora do curso de Gestão de Serviços de Saúde, Keli Bahia Felicíssimo Zocratto, destacou sobre essa conquista para o curso. “A criação do Departamento fortalece ainda mais o espaço de aglutinação de conhecimento na área da Gestão em Saúde e reafirma nosso compromisso na execução de ações direcionadas à excelência dos cursos de graduação e pós-graduação. Os docentes do Curso de Gestão de Serviços de Saúde recebem esse Departamento imbuídos do desejo de consolidar as atividades do grupo na UFMG fortalecendo os espaços de discussão e de formação do gestor de serviços de saúde. Desta forma, agradecemos o esforço e empenho de toda a comunidade acadêmica, em especial, da Diretoria da Escola para mais essa conquista”, enfatizou.

O curso
Professores de Gestão de Serviços de SaúdeO curso de Gestão de Serviços de Saúde é oferecido pela UFMG desde 2009 dentro do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) - programa do governo federal. Tem como objetivo formar bacharéis para atuar na gestão de sistema e serviços de saúde, de maneira inovadora, humanista e eticamente comprometida com as necessidades de saúde da população, por meio de ferramentas para identificar, diagnosticar e propor soluções criativas em áreas críticas, ampliando a capacidade de resposta dos serviços de saúde. Possui uma proposta multidisciplinar, reunindo o conhecimento das áreas de Saúde, Administração, Economia, Demografia e Contabilidade.

O Curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação com nota máxima, já passou por uma reforma curricular e em 2017 teve aprovado sua proposta de Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde.